[Ubuntu-BR] configurando a rede no ubuntu 9.04 manualmente

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Terça Maio 5 13:22:58 UTC 2009

2009/5/5 Nilson Chagas <nilson.chagas.silva em gmail.com>

> Vou tentar.
>
> Preciso ver como esta a configuração neste arquivo, para colocar no
> interfaces.

Então Nilson,

por curiosidade eu comecei a fuçar aqui também. Alias eu acredito que deve
existir uma documentação mais completa desse NetworkManager né?
Bem vou relatar o que descobri até agora. Eu tenho uma conexao DSL chamada
"Life", tenho uma 2 interfaces "com fio" chamadas "Auto eth0" e "Auto
vboxnet0" comecei procurar por essas entradas. No perfil do usuário achei
algumas entradas como Life e vboxnet0 em:
~/.gconf/system/networking/connections/8/ , porém a que eu realmente queria
(eth0) não tem qualquer menção a ela nesse diretório o que significa que a
configuração desta está em outro lugar (dãããã). Em lugar nenhum do meu home
eu achei sobre ela. Fui encontrar algumas outras coisas sobre minha
interface "Auto vboxnet0" em: /etc/NetworkManager/system-connections, mas
ainda nada de eth0.
Fiquei puto e mandei procurar em TUDO pela minha "eth0" fui encontrar alguma
coisa em /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules e inclusive o seguinte
texto está presente nesse arquivo:

# This file maintains persistent names for network interfaces.
# See udev(7) for syntax.
#
# Entries are automatically added by the 75-persistent-net-generator.rules
# file; however you are also free to add your own entries.

ou seja, esse arquivo foi gerado por esse tal de
75-persistent-net-generator.rules mas eu também posso adicionar minhas
próprias configurações..

Conclusão: por enquanto na minha cabeça isso tá uma baderna e eu quero
realmente entender como funciona esse NetworkManager, não estou gostando
nada desse monte de informações espalhadas e picadas em arquivos diferentes.
Ponto negativo para esses projetos.

OBS OFF-TOPIC: Pela primeira vez na minha vida ocorreu um freeze total do
Linux na minha mão, ou seja, NADA respondia: o mouse movimentava na tela,
mas eu não coneguia clicar em nada, como se nada respondesse aos meus
cliques, nem botoẽs executavam o movimento de "click". O teclado morreu
totalmente não funcionava CTRL+ALT+DEL, nem CTRL+ALT+BACKSPACE (reabilitei
no meu justamente por causa desses problemas), nem CTRL+ALT+F2 (3 4 5 6...)
nada nada nada.. ou seja, decepção total ter que apertar o power e segurar
até o PC desligar e isso ocorreu após quase 10 anos de uso de Linux
justamente com o Ubuntu 9.04. Não adianta dizer que "puxa vida 10 anos, uma
hora tem que ocorrer" não concordo, acho que o freeze não deveria chegar
nesse ponto... coicidência ou essa "baderna" de arquivos (para tentar dar
mais comodidade ao usuário) está me fudendo? Vou avaliar muito bem antes de
falar bobagem, mas dependendo da conclusão que eu chegar: bye bye baderna!
NO FLAME WAR PLEASE!