[Ubuntu-BR] configurando a rede no ubuntu 9.04 manualmente

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Terça Maio 5 12:40:41 UTC 2009

2009/5/5 Nilson Chagas <nilson.chagas.silva em gmail.com>

> Eu sei o que ele quer dizer.
>
> Quando se configura a rede manualmente no "Network Connections", as
> configurações não ficam no arquivo /etc/network/interfaces
>
> Alias que estou precisando fazer umas configurações, e todos os tutos pedem
> para alterar este arquivo.
> Mas alterando ele, ferra com a conexão.
>
> Então a duvida é, em qual arquivo que fica as configurações da rede?? Pelo
> jeito não é no /etc/network/interfaces.

Tá entendi... já tive esse problema também. É, na verdade o arquivo
interfaces é um arquivo "global" ou seja qualquer alteração ali implica em
alterar para qualquer perfil e também "invalidar" o NetworkManager o que é
totalmente correto. Caso você queira realizar configurações específicas de
cada perfil aí sim a mudança feita via NetworkManager é interessante pois
cada usuário do sistema teria suas configurações. Eu me lembro de ter
localizado essas configurações em algum lugar do meu diretório HOME, só não
me recordo agora de cabeça onde era. Se não me engano o arquivo segue uma
estrutura XML e fica em algum subnível do diretório .config, mas não tenho
plena certeza... faça um find e tente localizar.