[Ubuntu-BR] Ajuda com compartilhamento

hamacker sirhamacker em gmail.com
Segunda Maio 4 16:20:47 UTC 2009

read only = yes

vai tornar o compartilhamento para somente leitura.

Como o colega a pouco disse, voce tem as permissoões do samba que se
resume a compartilhar como leitura, leitura e escrita e quem terá
acesso.
Depois voce tem as ACLs no Linux, se voce disser no o usuario fulano
tem acesso ao compartilhamento, ainda assim voce deve da-lo também no
Linux.
Claro que se voce chegar no linux e fizer um :
chmod 2777 /pasta/oradata

Isso não é dificil de entender porque no Windows seria da mesma forma,
voce tem quem acessa o compartilhamento e tem as proprias DACLs no
NTFS onde uma permissão negada na DACL a um usuario vai impossibilitar
que ele faça uso do compartilhamento, mesmo que tenha incluido na
lista de compartilhamento.

No Linux, todos terao acesso a pasta, mas se no Linux só o
administrador tem acesso a ela então tudo bem. Aí voce só diz no samba
que quer compartilhar e ao inves dum "readonly = yes" voce troca por
"writable = yes" e quem  estiver explicitamente mencionado em "users =
fulano beltrano @suporte" vai conseguir mapea-lo.

O samba tem tambem um frontend WEB, que eu não uso, mas poderá ser lhe
de ajuda. Além disso, o site do samba tem toda a documentacao de que
precisa e tem muitos howto's para montar o samba seja como controlador
de dominio ou simplesmente para compartilhar arquivos.

[]'s e sucesso.