[Ubuntu-BR] Compartilhamento de pasta no Server

hamacker sirhamacker em gmail.com
Segunda Maio 4 14:59:23 UTC 2009

comentando...

2009/5/4 Nilson Chagas <nilson.chagas.silva em gmail.com>:
> Valew pelas informações, foi até facil configurar. (apesar que ainda não
> consegui logar na pasta, mas vou ver)
>
> Aproveitando o assunto:
>
> 1) Se eu tiver um rede 100% linux, continuo usando o Samba??

O compartilhamento usando Windows não é o melhor que existe, já passou
em lista de discussão vários problemas, um que eu recordo de cabeça é
corromper arquivos maiores que 2GB, outro é o comprometimento com
virus, etc... Mas sim, voce manter o Samba, embore eu prefira o SSH.

> 2) Se eu montar um servidor LDAP, que vai continuar tento estações Windows,
> vou ter controle de acesso como se fosse o AD nas pastas??
Não uso LDAP, mas quem usa integra-o a diversos outros serviços como o
próprio AD, SQUID, EMAILS, etc...
Se for usar LDAP por gentileza, faça um curso antes. LDAP não é como
um estalo e tá tudo pronto, eu acho a integração dele bastante
complexa, parece fácil seguindo howto's para instalar (e é de fato),
mas  você não tem howto's para diagnosticar quando há problemas.

Parece que na próxima versão 4 do Samba, o pessoal irá implementar seu
próprio banco de dados para contas, acho que assim ficará bem mais
fácil do que é hoje, seja LDAP ou contas mixtas unix/samba.

[]'s e sucesso.