[Ubuntu-BR] Problema com teclado Ubuntu 9.04

Rodrigo M. Palheta rodrigo.palheta em gmail.com
Sábado Maio 2 11:13:16 UTC 2009

>Tive um problema semelhante quando testei o Fedora. Veja se seu problema
>é semelhante a esse

> https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/341094

   >I added the following to the kopt setting in /boot/grub/menu.lst

   >i8042.reset i8042.nomux i8042.nopnp i8042.noloop

   >and ran update-grub as root (or you can use sudo) in a terminal.

   >Viola! laptop boots and finds keyboard/mouse trackpad consistently.

Tentei essa dica e não deu certo, sou novo em LINUX, não sei ao certo onde
adicionar as instruções
acima, mas eu adicionei no início e depois no final do arquivo, e continuou
do mesmo jeito.

>Seu colega deve ter resolvido o problema pelo terminal, voce pode
>fazer também o mesmo.
>Ao iniciar pela opção de recovery então digita no prompt :

   >sudo dpkg-reconfigure console-setup

 >Isso reconfigurará o teclado.

Hamacker eu fiz isso, e deu certo, mas apenas quando eu consegui usar o
teclado, pois liguei depois o notebook
e o teclado não respondia, logo não foi possível mover o direcional em nada
no modo *Recovery*.

Quando uso o UBUNTU 9.04 com a versão do kernel 2.6.27-9 tudo acontece
perfeitamente, mas quando tento com algum kernel
mais novo o problema volta a acontecer.

Pensei que com a instalação do zero, o problema poderia ser solucionado, mas
vi um comentário de um usuário dizendo
que já tentou essa solução e nada.

  >I tested it with a clean install (9.04) and the bug continue...
  >Then I swap from i386 to amd64 (9.04) and the problem continue yet...

Já vi uma solução de ficar pressionando o "Caps LK" até a tela de login do
UBUNTU aparecer, funcionou, mas
não é muito agradável.

Tentei outra solução e até agora está dando certo, que é adicionar o comando
"irqpoll" em "/boot/grub/menu.lst" , mais
especificamente depois de "splash"

  ## ## End Default Options ##

  title           Ubuntu 9.04, kernel 2.6.28-11-generic
  uuid            12ec8c75-206a-40ed-9c61-aeb8d2ddf5ec
  kernel          /boot/vmlinuz-2.6.28-11-generic
root=UUID=12ec8c75-206a-40ed-9c61-aeb8d2ddf5ec ro locale=pt_BR quiet splash

Depois de salvo, é necessário executar

   update-grub

Parece que está acontecendo perda de IRQ do teclado e do mouse, por isso é
necessário o uso do "irqpoll".

Até mais!!!

--
Rodrigo M. Palheta