[Ubuntu-BR] [OFF-TOPIC] Domínio Público

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Segunda Março 30 20:36:58 UTC 2009

2009/3/30 francisco mendes caruso <personal_coroa em hotmail.com>

> Danilo
>
> Esse cd ja e copia pq em 60 nao tinha cd ainda aberto ao publico

Não é copia, é remasterizado.

> qual e o titulo ? ou vc pode procurara a gravadora e entrar em contato com
> eles e eles te vendem as musicas.

pois é, eu não sei qual a gravadora.. e se existir uma ela deve ser fora do
Brasil porque o CD é internacional. É eu to achando que eu vou deixar isso
quieto por enquanto, mas além do meu problema em particular a internet
trouxe um novo conceito pra comercialização de "áudio/música". Por exemplo,
se eu comprar um mp3 na internet, qual os direitos eu tenho sobre o ele?
Posso gravá-lo em uma mídia? Em uma ou em várias? Pois se eu quero
"emprestar" pra alguém ouvir eu gravo em uma mídia e "empresto"? Posso
gravar 15 mídias e emprestar todas elas uma para cada pessoa? Se eu tiver
ouvindo uma coleção de mp3 no meu carro gravadas em uma mídia qualquer, como
comprovar que comprei os mp3?

Aqui na cidade onde moro é muito comum o pessoal ter nos barzinhos um telão
reproduzindo alguns DVDs de shows e tal. Peguei um DVD de show que eu tenho
e fui ler aquela telinha inicial que nunca ninguém lê, e lá diz que é vetada
a reprodução em público, ou seja, é apenas pra você assistir na sua casa...
e aí? Pô eu comprei o DVD original ! Não interessa voce não pode reproduzir
e local público... mas meu bar não é público, é privado, é meu! huauhauhauha
sei lá... Aí o cara desencana de reproduzir DVD e contrata um "violeiro" pra
fazer um som ao vivo no seu bar. As músicas que ele toca são de outros
artistas... isso pode ou tem que pagar royalties? E quem é o responsável o
bar ou o violeiro?

Acho que essas coisas tinham que ter uma lei mais clara porque além de
prejudicar os artistas/autores das obras prejudicam nós que queremos ser
honestos e não sabemos até onde é ser ou não honesto. Ou seja, vai ter
diversas respostas para esse e-mail que explicita ou implicitamente irão
iniciar por "na minha opinião" ou "eu acho que" e isso é exatamente o que eu
estou reclamando.. onde eu encontro algo que me diga "EU TENHO CERTEZA QUE É
ASSIM ASSIM E ASSADO!" =)