[Ubuntu-BR] Rede na segunda interface de rede não funciona!!!!!!

Felipe felipebanger em gmail.com
Domingo Março 29 18:23:34 UTC 2009

Uma das minhas placas de rede (cabeada) não está funcionando depois que
atualizei (formatei e instalei do zero na verdade) para o 8.10

Após muito quebrar a cabeça confirmei que que o problema é no 8.10

Tenho duas interfaces de rede aqui, a placa on-board que conecta na
internet na eth1, e uma placa de rede off-board compaq aparece aqui como
eth0

Usando o ubuntu 8.04 em live CD (testar sem instalar nada), configuro o
IP do meu computador (interface eth0) para 192.168.0.1, mascara
255.255.255.0 e o outro para semelhante mas IP 192.168.0.2 e gateway com
meu ip, e consigo pingar de um pc para o outro na boa (acredito que o
resto depois é fácil) como usei normalmente (cabo do outro pc na placa
off-board eth0).

Aí resolvi testar pelo live CD do 8.10 (para ter certeza que não tem
haver com nenhuma cagada que fiz no que está instalado) e ele não pinga.
Mas trocando os cabos de placa de rede ele pinga! No entanto não adianta
eu trocar os cabos de rede porque aí a internet não funciona

Com a configuração que sempre usei (offboard eth0 no outro pc e onboard
eth1 na internet) configurando ip como no exemplo anterior, o ping dá

>From 192.168.0.1 icmp_seq=1 Destination Host Unreachable

Fica repetindo isso até eu parar o ping. Mas se eu ligar o cabo do outro
computador na placa onboard (que uso para internet), ele pinga
normalmente!!!

Alguma idéia do que fazer?? Eu pesquisei mas estou perdido
Tive idéia de copiar algum arquivo de configuração do ubuntu 8.04 em
live cd (não sei se o problema é configuração ou algum driver, pq nunca
precisou de nada), mas não sei o que eu deveria copiar

Alguém sabe por onde começo a investigar o problema?