[Ubuntu-BR] 64 Bits

Lucio M Nicolosi lmnicolosi em gmail.com
Sexta Março 27 23:01:16 UTC 2009

2009/3/27 Fernando Mayer <fernandomayer em gmail.com>:
> Olá,
>
> aproveitando a dúvida, gostaria de saber se em uma máquina com menos de
> 4 GB de RAM o 64 bits vale a pena. Tenho um dell inspiron 1525 core 2
> duo com 3 GB de RAM. Estou usando o intrepid 32 bits perfeitamente, mas
> queria saber se pode haver um ganho de performance se instalar o 64
> bits. Alguém tem ideia sobre isso?
>
> Agradeço desde já,
> --
> Fernando Mayer
> e-mail: fernandomayer [@] gmail.com

A vantagem dos sistemas de 64 bits é a possibilidade de endereçar
memória RAM acima de 4Gb. Devido ao fato de que em sistemas 64 os
programas utilizam um pouco mais de memória, é improvável que haja
ganho de performance em sistemas com menos do que isso. Também, se não
há aplicações que demandem toda essa memória, não há vantagem visível,
o que não significa que o 64 não rode bem.

Em i386 meu sistema (assim como o Windows) endereça 3.2 Gb, o restante
até 4 Gb servindo para endereçamento da memória da placa de vídeo e
outros requisitos de hardware. Com AMD64 o mesmo sistema endereça 7.8
Gb (de uma memória corrente de 8 Gb). Caso tivesse aplicações pesadas
isso faria diferença, como não tenho e o Linux é bem econômico para
mim pelo menos, objetivamente, não vejo diferença.

Mesmo em i386 rodo Ubuntu e duas instâncias de Windows em VirtualBox
(XP e W7) sem problemas.

Um google sobre esse tema pode retornar informações mais precisas e específicas.