[Ubuntu-BR] [UBUNTU-Br] Procuro contúdo ubuntu+open office para dar curso

Gabriel Molter gabriel.molter em gmail.com
Quinta Março 26 18:03:12 UTC 2009

Olá,
Caros colegas,

Sou professor de Informática de uma Escola Municipal aqui da minha cidade, e
um dos projetos que estou realizando é um curso básico de informática,neste
eu devo ensinar as  aos alunos da 8ª série o básico, porém eu queria saber
qual as recomendações de fonte de matérias para eu dar minhas aulas.

Eu penso no  seguinte plano de ensino:

Conteúdo Programático

   1. Visão Geral de Hardware e Software
         1. Computador
         2. Hardware
         3. Dispositivo de Saída
         4. Dispositivo de Entrada
         5. Unidade de processamento
         6. Dispositivo de armazenamento
         7. Memória RAM
         8. Software
         9. O que é Software Livre?

   2. Escrevendo Textos com o BrOffice - Writer
         1. Processador de textos
         2. Digitação de textos
         3. Tipos e letras
         4. Tamanho das letras
         5. Itálico, Negrito e Sublinhado
         6. Alinhamento de texto
         7. Letras Coloridas
         8. Inserindo uma Imagem
         9. Zoom
        10. Salvando o documento
        11. Funções Importantes
        12. Tabelas
        13. Copiar, recortar e colar
        14. Localizar e substituir

   3. Fazendo contas com o BrOffice - Calc
         1. Planilha Eletrônica
         2. Inserir dados
         3. Colorindo células
         4. Cálculos simples
         5. Unidades de medidas
         6. Calculando a média
         7. Copiando fórmulas
         8. Selecionando formato para salvar o documento

   2. A Internet
         1. O que é a Internet?
         2. World Wide Web
         3. E-Mail Gratuito
         4. O que é um site?
         5. Domínios
         6. Iniciando um navegador
         7. Carregando uma página
         8. Navegando na Internet
         9. Procurando sites na Web
        10. Outros sites de busca na Web
        11. Criando "Favoritos"
        12. Trabalhando com Abas
        13. Localizando palavras em uma página da Web
        14. Copiando Imagens da Internet para o Computador

   4. Utilizando GNU/Linux e GNOME
         1. O que é um sistema operacional?
         2. O que é GNU/Linux?
         3. O que é GNOME?
         4. Iniciar uma aplicação por um atalho
         5. Arquivos
         6. Tamanho de arquivos
         7. Pastas
         8. Pasta do usuário
         9. Criar arquivo ou pasta
        10. Renomear arquivo ou pasta
        11. Mover arquivo ou pasta
        12. Colocar arquivos ou pastas em um disquete
        13. Apagar arquivo ou pasta
        14. Copiar arquivo ou pasta
        15. Abrir arquivo ou pasta
        16. Minimizando, maximizando e fechando uma janela
        17. Redimensionando uma janela
        18. Movendo uma janela
        19. Barra de Rolagem
        20. Iniciar aplicação pelo menu

   7. Comparação de Sistemas Operacionais
         1. Nautilus e Windows Explorer
         2. Writer e Microsoft Word
         3. Calc e Microsoft Excel
         4. Mozilla Firefox e Internet Explorer

Com o espírito do software livre peço ajuda a vocês para tornar a nova
geração adepta ao software livre, e me ajudando com o melhor conteúdo.

O Foco do curso é eles saberem criarem documentos de texto/planilha, criar e
mover arquivos, o básico para poderem utilizar o computador.

Eu "copiei" o conteúdo programático de um curso pago que achei na web.

gostaria de saber a opinião de vocês.

As aulas serão de 02H. uma vez por semana, e eu ainda não começei :P

Att., Gabriel Molter
gabriel.molter "at" Gmail.com

Você está usando 124 MB (1%) de 7298 MB no momento.

GMail : Unlimited Power !!!