[Ubuntu-BR] Backup de /home em múltiplos DVDs

Salles salles.web em gmail.com
Quinta Março 26 13:01:42 UTC 2009

Em Qui, 2009-03-26 às 09:27 -0300, Andre Cavalcante escreveu:
> Pois é, China, eu acabei usando tar e depois split para dividir em
> múltiplos volumes.
> O negócio é que depois, se eu precisar de um simples arquivo texto, de
> digamos, 1MB, tenho que copiar pro HD dois tar de 4,3G, juntá-los com
> cat, descompactar com o tar, e isso manualmente na linha de comando
> pois não encontrei GUI que fizesse isso, e depois procurar pelo
> arquivo de 1MB no meio destes 7 e poucos gigas. Esse é o problema! Se
> eu pudesse criar os DVDs a partir dos diretórios brutos, seria muito
> mais fácil recuperar um arquivo (para início usaria tudo interface
> [...]

André,

Eu uso um meio para backups que considero mais prático que um programa
propriamente dito, e acho que ele me é mais conveniente.
Não sei se a idéia agrada, mas segue:
Habitualmente, crio pacotes compactados por seção, o que me facilita em
muito quando preciso de determinados arquivos.
Exemplificando, tipo: 2009mails01, 2009mails02, arquivos compactados
para cada mês e assim sucessivamente por cada tipo de pacote.
Tenho arquivos separados de alguns megas cada. Adiciono-os para a
criação de tantas isos quanto forem necessárias para CDs ou DVDs.

A praticidade é que não preciso usar um programa de backup ou ficar
juntando ou separando arquivos grandes: Insiro a mídia e pego a seção
que eu quizer abrindo-a diretamente com o compactador.
Dá um pouco mais de trabalho, mas é mais prático pois tenho que
consultar esses arquivos esporadicamente.

Hoje não uso mais mídias de CD ou DVD, passo os arquivos diretamente
para um Cartão Flash e o espelho para um pendrive, ou seja, tenho dois
backups sempre atualizados quase que diariamente.
Anualmente... Fecho o backup gravando tudo em duas cópias para DVDs.

--
Salles (Nethell) Ubuntu User 24389