[Ubuntu-BR] Backup de /home em múltiplos DVDs

Quinta Março 26 12:27:24 UTC 2009

2009/3/26 china <china.listas em gmail.com>:

> Eu costumava usar o tar para dividir os arquivos quando usava backups
> em CDs. Veja no "man tar" as opções de split.

> Não conheço esse programa, mas os do gênero que já usei fazem
> justamente o que o tar faz: criar um meta-arquivo com tudo dentro
> dividido em tamanhos, para depois gravar!

Pois é, China, eu acabei usando tar e depois split para dividir em
múltiplos volumes.

O negócio é que depois, se eu precisar de um simples arquivo texto, de
digamos, 1MB, tenho que copiar pro HD dois tar de 4,3G, juntá-los com
cat, descompactar com o tar, e isso manualmente na linha de comando
pois não encontrei GUI que fizesse isso, e depois procurar pelo
arquivo de 1MB no meio destes 7 e poucos gigas. Esse é o problema! Se
eu pudesse criar os DVDs a partir dos diretórios brutos, seria muito
mais fácil recuperar um arquivo (para início usaria tudo interface
gráfica). A função deste programa é a de backup em múltiplos volumes
em DVD, dos arquivos como estão (sem compactação, sem tar, sem nada).

É isso!

André Cavalcante
Porto Alegre, RS.
Ubuntu User number # 24370