[Ubuntu-BR] De ubuntu para kubuntu

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Terça Março 17 14:25:46 UTC 2009

2009/3/17 Rogério Martins <rogmartins em gmail.com>

> Pois é.....dá uma vontade mesmo de instalar do zero, mas tenho alguns
> aplicativos e configurações que eu não gostaria de perder e ter que
> instalar
> de novo.
> Será que não existe uma instalação que aproveite as configurações já
> existentes ?

Tem sim cara. Tentar ajudar muitas vezes é um pouco complicado... lendo seus
e-mails tenho a impressão que você quer aprender o GNU/Linux além da
utilização comum. Nesse caso o ideal é estudar um pouco de conceitos como
sistema de arquivos, padrão de inicialização, entender a estrutura do
sistema como por exemplo, saber porque e pra que existe um diretório /etc,
um /var, um /opt, um /usr . Canso de ver a galera criando diretórios na raíz
/ ... isso é errado? Conceitualmente é sim muito errado, mas se você fizer
você vai conseguir pois o SO não de restringe. Entendendo isso você vai
saber que dentro de cada usuário você tem diretórios e arquivos
configurações e que ficam geralmente em diretórios ocultos (inicializados
por .). São esses arquivos/diretórios que você pode copiar para quando
restaurar o sistema você conseguir retornar todas as suas configurações.
Indo mais a fundo, você vai ver que você pode colocar esse diretório em uma
partição separada (geralmente com um sistema de arquivos bem seguro, com
journaling e etc) e quando "formatar" ou fazer uma nova instalação, você
mantém essa partição e apenas monta ela no momento do boot. Eu sempre faço
isso, e até mesmo arquivos de papel de parede, arquivo de imagem do MSN, ou
qualquer arquivo utilizado para configurar algo eu sempre salvo dentro do
meu HOME do usuário... isso é para que quando eu instalar qualquer outra
distribuição, TUDO volte como era, tanto papel de parede como qualquer
coisa.
Resumidamente quanto mais você estudar os conceitos, mais você conseguirá
reaproveitar e reutilizar e etc etc.. E em relação a sua dúvida, não sei bem
que tipo de configuração você tá falando, não sei se é pacote ou
configuração, mas se for configuração basta compiar o HOME do seu usuário.