[Ubuntu-BR] De ubuntu para kubuntu

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Terça Março 17 13:29:55 UTC 2009

2009/3/17 Rogério Martins <rogmartins em gmail.com>

> Tenho o ubuntu 8.10 instalado e gostaria de saber como faço para
> atualizá-lo
> para o kubuntu 8.10 sem ter que fazer nova instalação, de preferência.

Rogério,

a explicação do Zandré foi excelente mas eu tenho uma dica pra você. Se você
é iniciante no Ubuntu e principalmente no Linux eu acredito que seja melhor
você baixar o Kubuntu completo e instalar do zero. Explico: se você somente
instalar o Ubuntu e depois o KDE, várias ferramentas que "fazem parte" do
KDE não serão instaladas como por exemplo o gerenciador de pacotes, o player
de audio Amarok, entre outros e você terá que utilizar os aplicativos do
Gnome que sim, executam, mas não foram feitos especificamente para aquilo
então podem haver problemas.
Um exemplo bem típico dos problemas que podem ocorrer é um que acontece
comigo aqui. Eu tenho ubuntu 8.10 com gnome e kde e uso um aplicativo
chamado "Screenlet" que coloca umas firulas como calendário, hora, tipo os
tais gadgets, desklets, etc. Quando eu faço login no KDE por exemplo, o
posicionamento dos meus "screenlets" fica todos desconfigurados, aí se eu
corrijo no KDE e faço login no GNOME volta tudo desconfigurado também... já
sei o que está pensando e a resposta é: "sim, as definições gráficas são as
mesmas". Outro problema que ocorre é que quando eu faço login no KDE e
depois volto para o GNOME (nesse caso é só no sentido KDE->GNOME) os
aplicativos VirtualBox e VLC param de funcionar, da erro e nem inicia... só
volta a funcionar depois que eu apago o arquivo "Trolltech.conf" e não me
pergunte porque hehehehehe.
Bem essas dicas são "coisas" que ocorrem comigo e não sei se com outros
hardwares ou outras pessoas o problema também ocorre, pois, um detalhe
importante é que meu KDE é a versão 4 e venho usando esta desde os builds
nightly, então não sei se pode ser isso.

É isso... fica a dica e o lembrete de que: teste e opte sempre pelo que for
melhor para você!

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com