[Ubuntu-BR] RES: Kernel correto para servidor quad core.

Jeferson Oliveira zuberi3000 em yahoo.com.br
Terça Março 10 20:21:24 UTC 2009

Luciano,

   Muito obrigado pela sua ajuda colega.
   Esclareceu minhas duvidas.

Abraço
Jeferson Oliveira.

-----Mensagem original-----
De: ubuntu-br-bounces em lists.ubuntu.com
[mailto:ubuntu-br-bounces em lists.ubuntu.com] Em nome de Lucio M Nicolosi
Para: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Kernel correto para servidor quad core.

2009/3/9 Jeferson Oliveira <zuberi3000 em yahoo.com.br>:
> Bom dia amigos da lista,
>
>   Tenho um servidor Xeon Quad Core com 4GB de memoria, e estou com
> algumas duvidas com relação ao tipo de kernel que devo instalar, como
segue:

>   - opção por instalar um kernel SMP com Big mem.
>   - opção por instalar um kernel i386 recompilado para suportar mais
> que 2GB de memoria.
>   - opção por instalar um kernel64.
>
>   Se colocar um kernel64 por exemplo, e executar o comando cat
> /proc/cpuinfo terei na listagem os quatro nucleos devidamente
> reconhecidos pelos S.O.?

> [...]

- Creio que qualquer Linux Kernel suporta multiprocessamento. Os núcleos
aparecem como processadores distintos.

- i386 desktop suporta quase 4 Gb sem necessidade de qualquer outra opção.

- i386 server suporta 64Gb (se não me engano)

- AMD64 é interessante para quem precisa endereçar mais de 4Gb.
(Certas aplicações podem rodar mais rápido, mas usam mais memória).

No meu sistema (4Gb) a diferença na memória disponível (i386 e AMD 64) é
menos de 200 Mb.

--
Lucio M Nicolosi, Eng. - Sao Paulo - Brazil
skype: lmnicolosi1