[Ubuntu-BR] Configuração Firestarter

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Sexta Março 6 11:41:14 UTC 2009

Olá pessal,

É o seguinte: tenho o firestarter instalado e duas placas: eth0
(ethernet cabeada) e eth1 (wireless 802.11) em meu note.

O problema é que, quando configuro o firestarter para utilizar eth0
como acesso a internet, a eth1 fica desprotegida. Pior, quando uso a
rede sem fio para conexão à Internet, o firewall nem é iniciado (start
fail) no boot. A mensagem é que a placa eth0 não está preparada (de
fato, quando uso a rede sem fio, o cabo não está presente e, portanto,
a eth0 não sobe).

O inverso também acontece: se configuro a eth1 para acesso a internet
a eth0 fica desprotegida e, no boot, se coloco o cabo e não tem rede
sem fio disponível ele dá pau e informa uma mensagem dizendo que a
eth1 não está preparada e o firewall não é iniciado.

A questão é: como fazer para configurar o firestarter que as duas
placas são de acesso a internet e que, se uma não estiver preparada,
ainda assim, o firewall deva subir pela outra?

Já coloquei o firestarter para iniciar automaticamente (em Sessões),
mas a cada novo login ele vem e pede a senha novamente (claro, precisa
de acesso como root e coisa e tal). Mas ter que ficar alterando a
placa praticamente todo boot (eu utilizo muito tanto a rede sem fio
quanto a cabeada) e ficar digitando a senha duas vezes a cada login tá
um saco.

Alguém tem uma idéia? Arquivo de configuração que eu possa mexer?

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.