[Ubuntu-BR] ubuntu x fedora

Terça Março 3 00:20:52 UTC 2009

Vamos partir do princípio que você não quer fazer flame...

2009/3/2 Marcio Novelli <mnoveli em gmail.com>

> gostaria da opnião de vcs neste forum .
> Estou em dúvida se uso ubuntu ou fedora ,
> o legal do fedora que vc pode também virar um servidor ja vem tudo no mesmo
> dvd ou cd ja o ubuntu vem separado desktop e server ....é uma pena ..bem
> que
> poderia vim tudo num unico dvd ou cd ubuntu tanto desk como server.

Não, não poderia, não é a filosofia do Ubuntu. Mas você pode transformar um
server em desk e um desk em server, só que dá mais trabalho que instalar uma
distro específica.

> mas qual o melhor para desktop ?

Qual é a melhor? Ferrari ou Lamborghini? Veja qual você se adapta melhor e
use. Eu preferi Ubuntu. O Linus o Fedora.

> ubuntu ou fedora ?
> quem tem mais segurança e estabilidade ?

Aí depende do que você considera segurança e estabilidade. Melhor em
estabilidade com certeza é Debian.

> o fedora é baseado no redhat e o ubuntu no debian .
> que briga rs

Não vejo assim, são alvos diferentes...

> se fosse para escolher ubuntu 9.04 ou fedora 11 ?

Nenhum deles, pois ambos são beta. Quando forem lançados, faz sentido
verificar qual o melhor para o SEU problema e qual você se adapta melhor.

> ouvi falar que o fedora ja está na frente implantou o novo sistema de
> arquivo brtfs o mesmo da oracle .  com um diferencial que é muito superior
> do ext4 é o kernel novinho 2.6.29 ja o ubuntu 9.04 2.6.28 .. é realmente o
> fedora saiu na frente pelo jeito .

Não sei não. Usar o kernel mais recente também insere incovenientes, podendo
até quebrar aplicações. Necessário testes para ver a SUA necessidade.

> Alguem para comentar ?

Já o fiz

> ubuntu 9.04 ou fedora 11 ?

Eu preferi o Ubuntu. O Linux o Fedora.

> qual escolher ? para desktop

Idem. Eu tô achando que tu estás querendo fazer flame mesmo...

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.