[Ubuntu-BR] som parou apos atualizar

Quinta Junho 25 21:58:30 UTC 2009

Puts +1

2009/6/25 Paulo <ubuntu em datahelp.com.br>

> Meu som parou apos atualização do ubuntu
> alguém ja aconteceu isso?
>
> ubunut 8.10 HDA INTEL

Vai no Nautilus, na tua pasta home,  e apaga o dir .pulse e qualquer outro
relacionado a pulse e alsa.
Vai no teu /etc/alsa.conf e vê se está criado e o que tem dentro. Se existir
deixa tudo padrão, de acordo com os comentários. Se não existir melhor.
Depois reinicia (reinicia mesmo, sei que pode-se simplesmente reiniciar o
servidor de som, mas neste caso, eu não sei como se faz, então eu
simplesmete reiniciei)

Depois do login vai em Preferences -> Sound e escolhe Autodetect em tudo,
exceto em Capture que tu deves escolher ALSA. No Default Mixer Tracks,
escolha HDA Intel e marque o Master somente.
Feche (Close).

Vá no ícone do volume botão direito do mouse e Open Volume Control.
Em Device escolha ALSA e regule os volumes: deixe em 77% todos, inclusive o
Master. Mais que isso pode ocasionar saturação.
Em Recording, em Capture coloque o volume também em 77%, *independente* do
ícone do microfone estar com o X.
Em switches, selecione a opção Headphone.
Em Options, coloque os Input Source em Mic.
Feche (Close)

*Importante*.
Se tiver o Skype, vá em options (do Skype) e em Sound Devices coloque tudo
em pulse. e mais importante ainda, desligue o controle de volume pelo skype
(desmarque a marca Allow Skype to automaticaly adjust my mixer levels).

Faça um novo login.

O som já deverá estar ok.

Esse é o procedimento de configuração que uso e sempre funcionou, exceto
quanto em uma atualização de rotina a coisa desandou de vez, se for o seu
caso, sugiro você fazer um instalação limpa, porque aí o problema é
definitivamente no pulse e no módulo hda_intel.

Obs.: o linux suporta este hardware tranquilamente, através do módulo
hda_intel, o problema é que ele é um tanto instável. Vez por outra
simplesmente para de funcionar e a gente tem que refazer as configurações
padrão.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.