[Ubuntu-BR] Falta muito ainda (Andre Cavalcante)

Paulo de Souza Lima paulocwb2003 em yahoo.com.br
Segunda Junho 22 01:27:03 UTC 2009

André Cavalcante escreveu:

>Eu tô acompanhando um pouco o desespero do Márcio. Desde maio ele tá
tentando fazer o pen tv funcionar, mas não é trivial. É um hardware novo,
padrões novos. Mesmo com os antigos o Linux tem problemas, imagina os novos.
>Eu tomei mais como um desabafo depois de tanto tempo tentando.
>É duro quando você compra alguma coisa e de repente vê que não adiantou de
nada. É uma sensação horrível.
>Vamos esperar que isso não o desestimule a continuar com o mundo Linux, e o

Ubuntu em particular...

Concordo plenamente com você, André. Já passei por essas situações várias vezes e o mais difícil é encontrar ajuda

Gostaria, porém, de sugerir aos iniciantes que, *ANTES* de comprar qualquer hardware, visitem os seguintes sites:

http://www.linux.org/hardware/index.html

http://br-linux.org/pesquisa-hardware/
http://www.linuxhardware.org/
http://www.linuxcompatible.org/
http://www.tldp.org/HOWTO/Hardware-HOWTO/

>Só respondendo a sua questão quanto ao fabricante, a resposta é creio que
não!

Acho que alguém aqui disse que "não é de responsabilidade dos desenvolvedores linux... e sim dos fabricantes". Bom, realmente, não é de responsabilidade deles, mas, levando em conta que muitas coisas são feitas por voluntários e é de interesse de algumas corporações que apóiam o GNU/Linux que haja compatibilidade de hardware, eu acho que sim, é de responsabilidade dos desenvolvedores fornecer tal compatibilidade. Infelizmente as coisas não acontecem na velocidade que a gente gostaria, mas acontece. Tanto que existe uma quantidade enorme de hardware compatível, seja por colaboração dos fabricantes, seja por empenho de desenvolvedores que se dedicam a isso.

Hardwares novos são mesmo um problema, mas discordo do Márcio quando diz que a maioria (95%) do hardware não é compatível, muito pelo contrário, ultimamente tenho tido experiências muito boas com automatismo de deteção de hardware no Ubuntu.

Abraço a todos.

-- A liberdade consiste em fazer tudo o que se *deve querer* e em jamais ser coagido a fazer o que não se *deve querer*. --

Charles de Montesquieu

-- Liberdade é uma possibilidade de ser melhor, enquanto que escravidão é a certeza de ser pior. --

Albert Camus

Paulo de Souza Lima

Curitiba/PR

Linux User 432358