[Ubuntu-BR] Skoost - Nunca abra "presentinho"

Jose A. Pinheiro javaesrj em gmail.com
Sábado Junho 20 05:59:52 UTC 2009

 Nunca abra os presentes recebidos pelo site
Skoost<http://www.balasalgada.net/2009/05/nunca-abra-os-presentes-recebido-por.html>
Tudo
começa com...

[image: http://img504.imageshack.us/img504/325/skoostcom.gif]Infelizmente
este post é uma nova denúncia sobre um site que se denomina ser uma rede
social. O Skoost diz ter 3 presentes no e-mail recebido. Você receberá este
e-mail de um amigo de confiança, dizendo que ele já se juntou à rede e tem
umas surpresas para você.

<http://img100.imageshack.us/img100/6919/denunciaskoost3.jpg>

A proposta é encantadora, eu mesma senti um friozinho na barriga ao chegar
no site e ler que poderia ganhar de I-pod à viagens, e ainda, era só clicar
na caixinha de presente e se saíssem tais prêmios, já seria meu.

Confira a imagem abaixo:

<http://img100.imageshack.us/img100/1899/denunciaskoost2.jpg>

Tanto em fóruns estrangeiros (americanos, ingleses) como nos brasileiros,
encontrei as pessoas reclamando que sua caixa de e-mail se tornou um
depósito de spam e que os e-mails vindo do Skoost aumentaram.

O que o pessoal do tal Skoost anda fazendo é, ao pedir para que você logue
no site, dando seu e-mail e senha, conseguir seus dados para assim armazenar
e-mails ativos para espalhar spam. Eles não o farão agora, mas sim daqui um
bom tempo para que não desconfiemos de que foram eles espalharam nosso
e-mail.

<http://img22.imageshack.us/img22/7040/denunciaskoost.png>

Tome cuidado e não clique no link do presente.

E não para por aí: os presentes são no geral, tão inúteis quanto um abraço.
(Se ainda fosse real... A comunidade "Quero carinho" no Orkut é imensa). Em
nenhuma das inúmeras páginas que pesquisei ninguém, de fato, ganhou algum
presente.

Como denuncio spams?

O e-mail para denunciar spams no Brasil é [mail-abuse em nic.br], mas é preciso
encontrar o código HTML do corpo da mensagem porque eles averiguam e
bloqueiam os spams por endereço de IP, e não pelo endereço de e-mail, o que
é fácil de trocar.

Para uma explicação detalhada, confira este link: [clique
aqui<http://www.sul-sc.com.br/afolha/pag/spam.htm>
].

Outros:

   - mail-abuse em cert.br - *Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de
   Incidentes de Segurança no Brasil (CERT)* - Para encaminhamento de
   denúncias de mensagens fraudulentas (deve ser enviada uma cópia do e-mail
   original e também comunicar a instituição que está sendo utilizada no
   golpe).

   - phishing em cais.rnp.br - *Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança
   (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)* - Para encaminhamento
   de denúncias mensagens fraudulentas (deve ser enviada uma cópia do e-mail
   original e também comunicar a instituição que está sendo utilizada no
   golpe).

   - artefatos em cais.rnp.br - *Centro de Atendimento a Incidentes de
   Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)* - Para
   encaminhamento de denúncias de aplicativos suspeitos (cavalos-de-tróia e
   outros programas maléficos usados nos golpes online).

Eu não sei se alguém faz isso, mas toda vez que recebo um e-mail vantajoso,
logo faço a pesquisa sobre essa marca no Google e a resposta aparece logo na
primeira página.
Caso seja uma pessoa, eu copio seu e-mail e colo na caixinha de busca. A
surpresa é encontrar esses e-mails em listas negras da Web.

Por via das dúvidas, 98% dos e-mails que recebemos, não fazem o que se
propõem.
Cuidado é sempre bom, e é você quem agradece.

http://www.balasalgada.net/2009/05/nunca-abra-os-presentes-recebido-por.html

--
Jose A Pinheiro
(21)35218320