[Ubuntu-BR] Salvar no formato .cdr

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Sexta Junho 19 12:22:05 UTC 2009

Caramba, vc é embaixador do Inkscape ? rsrsrs

Valeu as informacoes :)

----- Original Message -----
From: "Nilson Chagas" <nilson.chagas.silva em gmail.com>
Sent: Friday, June 19, 2009 7:55 AM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] Salvar no formato .cdr

2009/6/19 CESAR AUGUSTO <cete56 em hotmail.com>:

> Galera estou aqui penando para salvar um arquivo de imagem vetorial com
> extensao .cdr, vejam só...
>
> Fiz a arte de um cartao de visita com o inkscape, MAS, acontece que ele
> não salva no formato cdr que é o que preciso, E... diz que abre o formato
> cdr mas nao abriu, alguma alternativa de programas vetoriais que abram
> esse tipo de extensao no linux e que salvem tb??????

Espero que te ajude:

http://www.allanbrito.com/2008/05/07/desenho-tecnico-e-edicao-de-arquivos-cdr-com-o-inkscape-046/

"Mas como funciona isso? Tudo funciona com base em outra ferramenta
que converte o arquivo CDR para o formato do Inkscape, chamada de
Uniconvertor. Agora vem uma parte interessante, essa conversão é
automática para quem usa Linux, basta instalar o Uniconvertor que está
tudo funcionando, direto do Inkscape. Mas para quem usa Windows a
coisa já é mais complicada, será necessário instalar vários
aplicativos extras, como o Python e a Python Image Library. Se você
usa Windows e quiser testar, aqui é possível encontrar informações
detalhadas de como proceder.

Para fazer o download do Uniconvertor, visite esse endereço. Lá é
possível encontrar versões para vários sistemas operacionais.

Como os usuários do Windows estão reclamando dessa dificuldade,
algumas pessoas já estão fazendo previsões de uma versão 0.46.1 em que
esse recurso de edição dos arquivos CDR já estaria incorporado. Isso
pode ser comprovado na Wiki do Inkscape (Release Notes), que também
apresenta a lista completa de novidades para essa versão.

Deixando agora de lado as novidades sobre o Inkscape 0.46, outra
notícia sobre essa fantáscica ferramenta de ilustração vetorial me
chamou a atenção. Assim como o Blender 3D o Inkscape teve projetos
aprovados para o SoC 2008. Sendo que em um deles o objetivo é melhorar
as capacidades do Inkscape como ferramenta de desenho técnico. Quem
trabalha com CAD no Linux deve acompanhar de perto esse projeto, que
pretende implementar um sistema de Snap avançado no Inkscape.

Se esse projeto for concluído o sistema de Snap do Inkscape irá sofrer
uma melhoria semelhante ao que aconteceu na atualização do Corel Draw
11 para o 12.

Para saber mais sobre essa iniciativa, visite esse endereço com a
descrição do mesmo e algumas imagens com explicações do autor. Esse é
mais um projeto para torcer e incentivar!"

--
[]s
Nilson Chagas - Ubuntu User 25794