[Ubuntu-BR] Driver ou configuração para modem ZTE MF 626 HSDPA USB

Lucas Salies Brum sistematico em gmail.com
Terça Junho 9 07:56:19 UTC 2009

Eu uso o ZTE MF622, é bem parecido.

Seguinte, esse modem não tem driver pro linux, ao ser conectado um tal de
flip-flop monta ele como HD, pros usuários do Windows levarem para onde
quiserem e instalarem onde quiserem sem precisar de CD.

O Linux tambem reconhece ele como HD, e não consegue discar pra ele, o USB
ModeSwitch é pra tornar ele modem outra vez, entendeu?

No Ubuntu eu NÃO precisei do USB ModeSwitch, pois o driver option já faz
todo esse trabalho pra mim.
Porem no Arch Linux eu precisei, se você realmente está tendo dificuldades e
tentou bastante com o NetworkManager, aí eu recomendo o ModeSwitch, caso
contrário o MELHOR é o NetworkManager, sem sombra de dúvidas.

Eu escrevi essa página do Wiki, apesar de ser para o Arch, acho que ela
ajuda bem com o modeswitch, pois a instalação não difere muito de um SO para
outro.
http://wiki.archlinux-br.org/Claro_3G

Basicamente você vai copiar o usb_modeswitch para /usr/bin e o
usb_modeswitch.conf para /etc e descomentar as linhas relativas ao seu
modelo de modem.
Não esquecendo da regra do udev que você deve criar em /etc/udev/rules.d

O procedimento é quase idêntico para quase todas as operadoras, só muda o
login, senha, telefone e apn, e em alguns casos a string do modem.
Eu ultimamente tenho conectado com login e senha em branco com a Claro, e
isso é realmente estranho, mas funciona.

Tente pelo NM, se não der,  leia o Wiki e tente pelo PPPD ou WVDIAL.

Abraços..