[Ubuntu-BR] NFS-FSTAB-DHCP-IP Manual.

Xisberto xisberto em gmail.com
Domingo Junho 7 14:42:49 UTC 2009

2009/6/5 Gustavo{Ozzy} <linux em paradoxo.inf.br>

> Boa tarde amigos;
>        Eu recebo o IP do meu server DHCP (slack), sempre o mesmo (amarrado
> com
> o mac). Tenho compartilhamentos NFS com o esse server, que ele libera o
> exports por IP. Tenho tudo certinho no meu fstab, mas quando o fstab é
> carregado, eu ainda não tenho o IP, pois aparentemente o DHCP-cliente
> roda depois do fstab, aí não monta as minhas 'unidades' de rede. Toda
> vez tenho q rodar um arquivo q monta esses compartilhamentos.
> Questão: Preciso automatizar isso.
> [...]

Uma opção é você configurar o dhcp no /etc/network/interfaces, e não o ip
fixo. A configuração pelo NetworManager (o ícone) só passa a ter efeito após
o login. No network/interfaces, a rede é ativada durante o boot.

No meu desktop, após configurar o network/interfaces, o ícone do
NetworkManager sumiu da Área de Notificação.

Verifique também se as linhas dos compartilhamentos no fstab incluem a opção
auto.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com