[Ubuntu-BR] nettiquette para todos

Salles salles.web em gmail.com
Quinta Junho 4 15:37:46 UTC 2009

Em Qui, 2009-06-04 às 11:37 -0300, Fernando Spencer escreveu:
> Pessoal,
> Tenho observado que o nível da lista está bastante ruim, portanto
> vejam algumas dicas:
> 1) Subject: Utilize o subject para informar o tema da sua dúvida. Por
> exemplo: "Configuração wireless atheros", desta forma você tem mais
> chances de ser atendido.
> Subjects como "Ajuda", "Olá" e etc... são péssimos. Se você não perdeu
> tempo incluindo um subject decente, por que vou perder tempo lendo sua
> mensagem?
> 2) Ortografia: Utilize o máximo possível do bom português, permita uma
> [...]

Complementando o Fernando:

Estas ações estão dificultando a busca de soluções ou informações na
lista e prejudicando em muito os novos usuários na compreensão do
sistema bem como na auto solução de problemas.
A quantidade de posts com assuntos "dúbios" ou "fora" do tópico estão
causando a obrigatoriedade de leitura de diversas postagens para
encontrar-se uma resposta, na maior parte das vezes, simples.

Para quem já tem algum conhecimento do sistema já está complicado
localizar uma questão e seu desenvolvimento, imaginem para um novato que
nada entende de linux: Se um novato buscar "recuperar grub" ou "tela
preta" vai ter que ler trocentos posts, ficará tão confuso que terminará
por criar um novo post na lista por não ter conseguido chegar a uma
conclusão satisfatória para seu problema.

Quando surgir um novato com subject "Olá" ou "help", não custa alterar o
assunto e informa-lo do erro. Na sequência, o informamos sobre resumir o
assunto, responder em botton e por aí afora.
Vamos ser pacientes e insistir, caso a caso, nas correções.

Nossa lista é uma das melhores, vamos colaborar para que assim
permaneça.

--
Salles (Nethell) Ubuntu User 24389