[Ubuntu-BR] Geoforce X Ubuntu -> Aprovado

Mauricio Ricardo Pinheiro mauricior.pinheiro em gmail.com
Terça Junho 2 19:17:45 UTC 2009

De fato existem hardwares sem suporte ou com suporte parcial em Linux.
Alguns fabricantes desenvolvem soluções para rodar distros em suas máquinas,
porém não as fornecem para o usuário de outras distros nem pagando!

O exemplo disso são as máquinas com chip-sets da VIA Tech. disponibilizados
em máquinas da STI. Funcionam apenas com a distro fornecida por eles. Os
drives opencrome fornecidos com o Jaunty não conseguem sequer detectar a
presença da placa de video instalada.

Já as webcans são um caso a parte. Basta ler esse post e o forum da
comunidade para perceber que é uma dor de cabeça generalizada. Ninguém
consegue uma solução unificada.

O Linux (e por tabela o Ubuntu) são sistemas operacionais poderosos mas
toscos se comparados as funções plug-n-play do Windows, porém nada se
compara a segurança operacional do Linux e suas distros. Falar em segurança
em Windows é uma piada de mau gosto. Afinal é de interesse manter o sistema
como está em função dos milhões de dolares que as empresas ganham ao tentar
"solucionar" esse problema. Alguns poderão dizer que isso ocorre por que o
Linux não é muito difundido, por isso o desinteresse em hakear o sistema. Em
resposta até concordo, nada é perfeito e está a salvo de um usuário mau
intencionado e devidamente motivado.

Também não existe nada que consiga arrancar tanto desempenho de uma máquina
quanto o Linux. Basta ver as diferenças de desempenho (e temperatura da
máquina funcionando). Numa mesma máquina que possuo, o boot com Windows XP
leva quase 6 minutos e com o Ubuntu 30 segundos cravados. E é uma máquina
poderosa (Core 2 Duo, 2Gb L2 e mais 2Gb da RAM, disco SATA de 7200rpm e
outras frescuras).

Porém nele tenho de me conformar em não poder usar a webcam.

No meu portátil, além da webcam não estar ativa, também não posso rodar o
Compiz e outros aplicativos que exijam aceleração gráfica e renderização 3D.

Estou por aqui justamente tentando encontrar quem me ajude a resolver os
dois problemas acima relatados. Até o momento não encontrei nada de
consistente. Mesmo assim não tenho a intenção de abandonar o Ubuntu. Ele é
muito versátil apesar de tosco em alguns detalhes.