[Ubuntu-BR] Criptografia e/ou segurança para pastas no mesmo usuário

Quinta Julho 30 14:17:54 UTC 2009

Segurança no Linux:

Primeiro nível: acesso aos usuários - via login (usuário e senha) no
terminal (GDM para terminal gráfico)

Segundo nível: acesso aos arquivos/pastas - via direitos de
escrita/leitura/execução. Retirar o direito de execução de uma pasta aos
outros equivale a deixar a pasta inacessível aos outros.

Terceiro nível: criptografia de pastas - o Intrepid já permite que você
criptografe uma pasta de forma que se um outro usuário conseguir ter acesso
físico ao seu computador (através de uma partição Windows por exemplo), ela
simplesmente aparecerá como contendo dados inválidos. A decriptografia
acontece no momento do login via módulo pam. Provavelmente há como não fazer
isso, deixando que você decriptografe a pasta quando necessário: só não sei
fazer isso.

Quarto nível: acesso ao terminal - através de um conjunto de teclas simples,
CTRL+ALT+L - o que pode ser configurado, diga-se de passagem - o terminal
fica bloqueado e somente com a senha do usuário ele voltará a ativa. Note
que você também pode configurar o protetor de tela para entrar com, digamos
1 min de inatividade, e ao entrar, fazer o travamento automático.

Misturando os níveis: você pode criar uma pasta como root (ou outro usuário)
e guardar os arquivos sensíveis lá. Também poderá criptografar esta pasta.
Depois pode colocá-la como sem execução para os outros. Daí para você ter
acesso, apenas com o su. Retire o usuário do GDM, assim não poderá logar no
modo gráfico. Mesmo que alguém entre com o seu usuário normal, também não
terá acesso a não ser que saiba o nome e a senha do outro usuário e a chave
de decriptografia (um pouco demais além de você, não acha?).

Acredito que seja suficiente para a maioria dos usários.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.