[Ubuntu-BR] Criptografia e/ou segurança para pastas no mesmo usuário

Salles salles.web em gmail.com
Terça Julho 28 12:34:25 UTC 2009

Em Ter, 2009-07-28 às 09:01 -0300, Xisberto escreveu:

> Erasmo, a pergunta não era minha, era do Salles, eu estava respondendo a
> ele. Vou te responder da mesma forma que respondi a ele, já tentou clicar
> com o botão direito no diretório e escolher a opção "Criptografar"?
> Veja que você deve ter várias contas de usuário para cada pessoa que for
> usar o computador, cada conta com sua senha, e isso é mais que suficiente
> para este tipo de proteção. O sistema não vai facilmente criptografar um
> diretório, ele vai criptografar cada arquivo individualmente ou criar um
> [...]

Erasmo, a dica do Humberto funcionou perfeitamente para o que eu queria
na época.
No entanto, no 9.04 alterei nas propriedades as permissões de um
diretório e mandei aplica-las aos anexos: O diretório fica "trancado" e
não mostra seu conteúdo.
Neste caso o "dono" é o usuário corrente, logo, outro usuário não deve
ter permissão para fazer qualquer alteração ou mesmo ver os arquivos.
Como não tenho outro user na minha máquina, não fiz este teste de
segurança, mas você pode ver se rola e repassar para a turma.

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389