[Ubuntu-BR] Ajuste fino do squid

Luciano S. dos Santos lucianosds em gmail.com
Quinta Julho 23 12:32:57 UTC 2009

Tenho procurado informações sobre como planejar um servidor squid mas a
documentação é parca, mesmo em inglês. Há muito sobre como montar e
configurar, mas pouco sobre como planejá-lo. O meu problema é o seguinte.
Tenho um servidor intel, com um chip core 2 duo, 8GB de RAM, 1 HD 80 + 1 HD
500 GB  + 1 HD 1 TB. Cuido de um provedor wireless e tenho algo em torno de
800 clientes. Gostaria usar o thundercache para fazer cache full, vim que
realmente o funcionamento dele é muito bom. Chego a ter uma economia de
20-30% do link (16MB). Quando o servidor toca somente o squid tudo funciona
tranquilo. Quando ativo o Thundercache em 10 minutos começo a ter problemas.
Os processos se acumulam, a memória acaba...

Se alguém possue experiência com squid sobre ubuntu/debian gostaria de uma
ajuda nesse planejamento.

Um bom trabalho a todos.

Luciano Santos
Gerente de Rede - NetSul Telecom