[Ubuntu-BR] redes ubuntu/windows....como configurar?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Julho 22 12:28:39 UTC 2009

Veja qual é a porta que seu programa de p2p (emule e cia) usa, vai no
roteador e libera essas portas. Muitos programas p2p sabem usar NAT e
não requerer nenhuma configuracao especial, é o caso do Frostwire.
No caso de torrents é muito mais complicado, voce tem de criar um
"VirtualServer" no seu dlink, um VirtualServer é um redirecionamento
de porta para uma estacao especifica, por exemplo, no seu dlink voce
tem espetado um Servidor de Internet com ip 192.168.0.10 entao voce
cria um Virtual Server HTTP usando a porta 80 e redirecionando para o
192.168.0.10, todas as requisicoes nessa porta serao direcionadas para
a porta 80 do IP 192.168.0.10.
Agora voce faz a mesma coisa com os programas clientes de torrents, só
que um Virtual Server para cada estacao, todas elas usando portas
diferentes, atente-se ao fato de que alguns programas clientes de
torrents (deluge) usam portas aleatorios e voce deve configura-los
para usar uma porta em particular para criar o virtualserver no seu
dlink. Feito isso, teste com apenas uma máquina que tenha selecionado
como VirtualServer, se funcionar voce cria outros "Virtual Server"
para cada estacao, cada uma com suas devidas portas exclusivas.

Voce tambem pode eleger um micro nessa mini-rede para rodar um cliente
de torrent que seja acessivel pelo browser, neste caso este unico
virtual server serviria de ponte para as demais estacoes que
acessariam pelo navegador este cliente e incluiriam/removeriam seus
torrents. É mais economico porque é costumeiro deixar a maquina ligada
24x7, manter apenas uma maquina nessas condicoes é mais economico do
que manter várias.

[] 's