[Ubuntu-BR] executar comandos na inicialização

Xisberto xisberto em gmail.com
Segunda Julho 13 14:36:25 UTC 2009

2009/7/13 Erasmo José Pereira de Oliveira <erasmo em conhecendoageografia.com>

> Caros amigos cá estou novamente com uma dúvida... tenho q executar
> alguns comandos automaticamente na inicialização, só que um deles deve
> ser executado como root, como faço isso?
>
> os comandos são os seguintes:
>
> /etc/init.d/ipsec restart
> ipsec auto --up Brisanet
>
> echo "c Brisanet" > /var/run/xl2tpd/l2tp-control [ESSE OBRIGATORIAMENTE
> TEM QUE SER EXECUTADO COM USUÁRIO ROOT... TENTEI PELO TERMINAL COM UM
> SUDO SU E NÃO FOI... NÃO ENTENDI DIREITO...MAS SÓ FUNFOU USANDO O ROOT]

Erasmo, tudo o que é executado durante o boot (antes do seu login) é
executado pelo root. Primeir sugiro que leia este guia (Item 19.7 e 19.7.1):
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-deb.html#s-deb-runlevels

Ele fala dos níveis de execução e como eles são configurados. Você pode
criar um arquivo no /etc/init.d que contenha os comandos que você precisa e
então fazer o link dele para o diretório /etc/rc2.d

sudo ln -s /etc/init.d/seu-script /etc/rc2.d/S96seu-script

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com