[Ubuntu-BR] compartilhamento de rede com windows xp

Sexta Julho 10 21:51:02 UTC 2009

2009/7/10 André Luiz Fraga Moreira <andrelfm.ubuntu em gmail.com>

> Boa tarde a todos
>
> Eu quero compartilhar arquivos entre uma máquina linux (ubuntu 9.04) e
> outra
> windows (xp)
> Apenas quero que a máquina windows xp enxergue os arquivos da máquina com
> ubuntu e possa fazer alterações
> Já tenho o samba instalado e consigo ver os compartilhamentos definidos no
> "smb.conf" apenas no ubuntu
> Queria que o windows também conseguisse ver os compartilhamentos
> Já defini um usuário para o samba pelo comando "smbpasswd -a user"
>
> Obrigado pela atenção
> [...]

Fala xará!

Abra o Nautilus
Clique com o botão direito do rato sobre a pasta que quer compartilhar
Siga o procedimento padrão.
Detalhes: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202605

Mais uma coisa, talvez precise configurar o mesmo grupo tanto no Windows
quanto no Ubuntu. Daí podes usar a ferramenta: system-config-samba. Para
instalar, basta ir em Adicionar/Remover Programas e procurar por samba.
Provavelmente o primeiro pacote que aparecer será o system-config-samba.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.