[Ubuntu-BR] Lazarus

Sexta Julho 10 17:03:50 UTC 2009

2009/7/10 <pedroav em gmail.com>

> Entendi André,
>

> Acho que falei um pouco sobre isso antes, la no tempo do segundo grau
> tecnico eu adorava Delphi, comecei usando deplhi 6 e fui pro 7 depois. Ai
> aprendi C# e gostei muito tambem. O problema é que anos se passaram e
> acabei
> caindo para area de infra estrutura.
>
> Resumo: Queria voltar a mexer com C e achei a interface do Lazarus muito
> interessante. mais so consgui trabalhar com "pascal" nele. Dai surgiu esta
> duvida e resolvi postar aqui na lista do Ubuntu ja que este é o meu S.O.

> [...]

Eu uso o Netbeans para Java. Também tem o Eclipse e, com esse, dá pra fazer
tudo, inclusive C/C++. Problema: são pesadões. Fazer Form no Netbeans é
moleza (bem parecido com o Lazarus, diga-se de passagem), mas é um outro
jeito de se programar, pois você tem que usar MVC. O Lazarus, assim como
Delphi é meio que "orientado a eventos", apesar de a linguagem ser orientada
a objetos.

Resumindo, no Lazarus só Pascal mesmo - muito bom, mas por hora, só Pascal.
Se tu usavas o Delphi não deves ter tanta dificuldade com o Lazarus.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.