[Ubuntu-BR] Duvidas de como instalar ubuntu, preservando o windows wista

Paulo de Souza Lima paulocwb2003 em yahoo.com.br
Sexta Julho 10 15:50:08 UTC 2009

--- Em sex, 10/7/09, ubuntu-br-request em lists.ubuntu.com <ubuntu-br-request em lists.ubuntu.com> escreveu:
------------------------------
Message: 7
Date: Fri, 10 Jul 2009 05:23:00 -0700 (PDT)
From: adelar royer <adelaroyer em yahoo.com.br>
Subject: [Ubuntu-BR] Duvidas de como instalar ubuntu,    preservando o
    windows wista
To: ubuntu-br em lists.ubuntu.com

   Eu copiei pela internet o cd live do ubuntu 9.04 e preciso de umas dicas(tutorial pode ser também) de como instalar o Ubuntu sem precisar desinstalar o Windows, pois quero testar os dois na máquina para me decidir mais tarde com qual eu fico. PS:Eu já criei uma parcição nova no HD de 30giga e outra sou um usuário doméstico e como falei que a minha intenção é usar os dois alternatamente quando instalado como faço para ter acesso ao windoes e ao ubuntu, As respostas podem ser pelo fórum e ou PVT agradeço desde já pelas informações.       Adelar

Antes de fazer isso, faça uma lista completa e detalhada do hardware usado na sua máquina e veja se têm algum tipo de suporte no Linux. Procure no Google assim: [hardware tal (fabricante modelo)] linux

Dar uma olhada em http://hardware4linux.info/ também ajuda.

A maneira mais simples:
- Ligue a máquina;
- Configure a sua máquina para dar boot pelo CD;
- Coloque o CD no drive;
- Dê boot pelo CD;
- Escolha a opção de instalação;
- Responda todas as perguntas da pré-instalação;
- Quando chegar na parte que cria as partições, escolha a opção de instalar lado a lado com o Windows.
- Se todo o seu hardware for compatível, então tudo deve funcionar, mais ou menos de primeira. Se não for, algumas "lapidações" deverão ser feitas.

Simples, não?

Se tiver alguma dificuldade, dúvida ou quiser um acompanhamento em PVT, fique à vontade pra me chamar por e-mail.

Abraço.

-- A liberdade consiste em fazer tudo o que se *deve querer* e em jamais ser coagido a fazer o que não se *deve querer*. --

Charles de Montesquieu

-- Liberdade é uma possibilidade de ser melhor, enquanto que escravidão é a certeza de ser pior. --

Albert Camus

Paulo de Souza Lima

Curitiba/PR

Linux User 432358