[Ubuntu-BR] Sugestão pro ubuntu server

Tiago Dib tiagodib em gmail.com
Sexta Janeiro 30 21:36:29 UTC 2009

Olá, trabalho com servidores linux, diversas distribuições. E realmente
não concordo com a instalação padrão do webmin, uma vez que ele carrega
vários módulos que não seriam necessários em todos os serviços.

Outra coisa, dependendo o tipo de servidor que você for fazer, não tem
jeito tela gráfica nenhuma vai te ajudar.

É a mesma coisa que você falar para o windows já vim com o ISA, o
SQL2005, o DNS, o IIS instalado sendo que vou usar ele somente para
compartilhar arquivos por exemplo.

O sistema tem que ser limpo, e você irá adaptar o mesmo a sua
necessidade. Se você quiser um linux mais gráfico existem distribuições
específicas para isso como por exemplo:

mikrotik
untangle
BrazilFW

e muitos outros, alguns ate melhores que webmin.

Vejo muitas vantagens em utilizar algumas partes gráficas, mas como eu
disse, tudo depende de sua necessidade.

Por exemplo se eu sou o gerente de T.I de uma empresa, e trabalho
exclusivamente na manutenção dos servidores não instalarei nada de
gráfico.

Mas se vendo um servidor de internet para um cliente somente para
compartilhar a internet usando o squid e iptables, eu instalo o webmin
ou alguma outra distro como o untangle, pois é chato você passar para
uma pessoa leiga em informática como libera um site no squid por tela
texto.. Com as partes gráficas evito que eles abram um chamado para
somente liberar um site.

Espero ter ajudado.. E lembre-se essa é uma opinião pessoal minha...
Então vamos evitar flames.

Abraços

Tiago Dib.