[Ubuntu-BR] Sugestão pro ubuntu server

Carlos Eduardo Mattos da Cruz cadunicomail em gmail.com
Quinta Janeiro 29 20:15:16 UTC 2009

Pessoal eu sei que tem gente muito mais avançada do que eu na lista, que tem
uma vasta experiência na parte de TI, gente que veio inclusive do bom e
velho Debian, mas sempre me perguntei como se sentiria um profissional de TI
que tenha vido da vertente da Micro$oft e agora corre atras do prejuízo para
aprender Linux na profissão dele, o gráfico de aprendizagem, já que este
profissional está acostumado com telas coloridas e next até morrer, sei e
concordo com a comunidade que irá dizer que agora ele aprenderá TI de
verdade, mas convenhamos tem situações que uma interface ajuda e muito!!

Estava pesquisando uma solução para isto, e deparei com o Webmin (
http://www.webmin.com/ ), na minha visão bem leiga me pareceu uma gerência
de servidores linux bem abrangente, que resolveria coisas cotidianas, a
minha proposta seria implantar como default no ubuntu server, assim
profissionais de TI que quisessem começar com ela teriam esta opção já
disponível no CD. Tenho consciencia de que este gerenciador não é completo,
pois muita coisa mais pesada deve ser feita editando os arquivos de
configuração, eu também concordo, mas assim como todo software livre ele
pode ser modificado, o porque que a comunidade Ubuntu não vai aos poucos
colocando esta implementação? A primeira revolução do Ubuntu foi trazer uma
solução robusta ao usuario final, depois que ele fez isto várias distros
destinadas a este público foram criadas a ponto de terem distros netas do
Ubuntu. Pensando nisto, porque não criamos uma estrutura mais "humana" para
outro tipo de público o profissional de TI e Hardware? E assim revolucinando
mais uma vez?

--
Carlos Eduardo
Design Livre