[Ubuntu-BR] Como contribuir com software educacional?

Jonh Wendell wendell em ubuntu.com
Quinta Janeiro 29 13:11:50 UTC 2009

Em Qui, 2009-01-29 às 09:27 -0300, Marcos Dionísio Ribeiro do Nascimento
escreveu:
> Olá a todos.
>
> Primeiramente me apresentando. Sou Marcos Dionísio, estudante do Mestrado em
> computação da Universidade Estadual do Ceará, pedagogo por formação e
> defensor do software livre.
>

> Estamos finalizando o desenvolvimento de um software educacional para a
> alfabetização de adultos. E gostaria de saber o que é necessário para
> incorporar o software a distribuição.

Olá. Que boa notícia.

Antes de tudo: Seu programa é software livre? Caso afirmativo,
independente do Ubuntu, divulge-o para que todos possam conhecê-lo,
usá-lo e recomendá-lo.

Hospede-o em algum lugar que tenha bug track e svn (ou git, ou hg
ou...), como por exemplo o sourceforge.net. Assim todos podem sugerir
melhorias e/ou contribuir com código.

Para tê-lo empacotado no Ubuntu, visite:
https://wiki.ubuntu.com/UbuntuDevelopment/NewPackages

Uma dica que dou é: Tente antes empacotá-lo no Debian, embora seja mais
burocrático o processo. Para programas novos o pessoal do Ubuntu
valoriza mais a idéia de contribuir primeiro na "rocha sobre a qual o
Ubuntu é feito", para então fazer o "sync" de pacotes.

Boa sorte,
--
Jonh Wendell
http://www.bani.com.br