[Ubuntu-BR] Finalidade da Lista e Moderação

china china.listas em gmail.com
Quinta Janeiro 22 11:03:00 UTC 2009

2009/1/21 José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>:
> Você tocou num ponto importante. Como é que orientam os novatos para uma
> lista de discussão  com a expectativa de que lá terão "suporte" ? Eu
> também passei por isso, fiquei ultra-puto com o pessoal e me retirei da
> lista por quase dois anos. Boa parte do que sei de Linux eu aprendi
> lendo manpages e pesquisando no Google, procurava evitar postar na
> Linux-BR, inclusive procurava evitar postar as minhas soluções, só com o
> tempo fui perdendo a timidez. Mas ainda não perdi.

No caso da Conectiva, abri até um processo no Procon na época, mas
depois relaxei.

> Há uma diferença entre "RTFM" e "esta não é uma lista de suporte". RTFM
> faz sentido quando a pergunta é besta ("Qual o equivalente do MS office
> no 'Ubunto'?"). Dizer que a lista não é de suporte é algo que eu não
> entendo. Se é só para fofocar sobre Linux, então porque orientam os
> novatos para cá? Deveria haver algum tipo de "Comece Aqui" no próprio
> sistema direcionando a turma para a Wiki, para o Fórum, etc.

Você não entendeu o meu ponto de vista: se existe um manual bem
escrito, didático e na língua nativa do usuário, aí sim compensa
indicar a leitura. Mas com exceção do FocaLinux TODOS os manuals e
manpages são porcamente escritas e pressupondo que o usuário JÁ SABE
alguma coisa. Tipo: "comando tal se usa assim: 'comando -[parâmetros]
-[opções]. Opções: -a=todos'. De que adianta essa informação? Adianta
para quem já tem experiência em ambiente *nix e sabe montar um
expressão e identificar as saídas para ver se deu certo. Para um
novato não adianta em nada. É a mesma coisa de cursos de linguagens de
programação: se você já sabe programar em alguma linguagem, as chances
de você aprender outra linguagem no curso são muitas, mas se você
nunca programou e entrou só com a base de lógica e algorítimos e
estrutura de dados, tá fudido ...

Sobre a pergunta, ("Qual o equivalente do MS office no 'Ubunto'?"),
que mal há em responder, ou simplesmente ignorar a pergunta para não
perder tempo? Precisa descarregar todas as frustrações que você tem
com seu pai ausente, com sua mãe que trancava você no quarto para
namorar em paz, com seus colegas da escola que te deixavam de fora das
brincadeiras, com sua namorada que te trocou por um cara mais feio que
você, com seu patrão que dá aumento para seu colega que trabalha menos
que você, no cara?

> Não acho que a culpa seja da moderação, mas esse é um problema que
> persiste há muito tempo: cria-se uma expectativa e depois ela é
> frustrada pelo "Esta não é uma lista de suporte."

No caso da lista debian ela não é moderada. Quem faz fuzilamento lá
são os próprios usuários que não suportam "seres inferiores". Como vi
muitos usuários Ubuntu serem enxotados de lá, pensei que aqui o clima
fosse mais amistoso. Isso porque o Ubuntu ganhou muito espaço como
sendo a primeira distro de novos usuários, pelo apelo gráfico e
facilidades de instalação de drivers e vem embarcada em muitas
máquinas vendidas sem windows. É mais do que natural que esses
usuários entrem em listas para perguntar ("Qual o equivalente do MS
office no 'Ubunto'?"). Cabe a quem responde, no mínimo, educação de
indicar um link, se existir uma documentação bem feita e na lingua do
usuário, ou então calar a boca ...