[Ubuntu-BR] 2 ADSL em um único gateway/proxy, é possivel ?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Janeiro 15 15:52:23 UTC 2009

Olá pessoal,

Tenho aqui dois ADSLs em micros separados, atualmente há squid para
cada um desses ADSL. Existe um javascript (.pac) que redireciona
certos endereços para o PROXY1 ou PROXY2, assim, nossos usuários ao
navegarem utilizam um proxy especifico, mas quando acessam
email/webmail usam outro proxy. Essa solução funciona, no entanto,
fico de cabelos arrepiado com o descaso da telefonica, vira e mexe um
dos links fica fora e tenho que empilhar manualmente um serviço para o
proxy que sobrou.

Gostaria de mudar isso, gostaria de ter apenas  1 SQUID e 2 links ADSL
no mesmo servidor e realizando si mesmo o balanceamento de carga.
Será que isso é possivel ?
Onde consigo documentação ?
Procurei na internet, mas achei apenas coisas duvidosas endossando
compilar versão velha do kernel, usando o outgoing do squid... enfim
alguem aí seguiu algum tutorial que realmente funcionou e poderia
indicar ?

Dependendo do que for mais facil eu posso manter o outro squid como
gateway e ter nele os dois links ADSL, ao invés de tudo num só
servidor. Mas aí depende do que for mais fácil.

[]'s a todos,
H.