[Ubuntu-BR] Como funciona o pacote sudo-ldap

Iuri Diniz iuridiniz em gmail.com
Quarta Janeiro 7 13:57:36 UTC 2009

Olá Filipe

2008/12/30 Filipe Fedalto <filcobra.l em gmail.com>

> Então, eis que hoje me deparo com o pacote sudo-ldap, desconhecido por mim
> até então. O nome me sugeriu ser uma forma mais inteligente e menos
> trabalhosa de definir quais dos meus usuários LDAP que tenham acesso ao
> Unix
> podem ser administradores.

O sudo-ldap permite ter o arquivo sudoers (sintaxe) completamente no ldap
(ou seja, no ldap, além da autenticação do sudo, as regras de uso estão lá)

Porém o sudo-ldap não trata de autenticação, trata de regras de uso, ainda
seria necessário o pam-ldap :-D

Como você usa:

%unix-admin ALL=(ALL) ALL

Percebo que não importa muito quais comandos podem ser executados, apenas
que alguns usuários possam executar comandos via autenticação.

Neste eu acho o PAM a abstração perfeita para autenticação e eu sugiro para
você continuar como estar.

Se você quisesse apenas alguns poucos comandos fossem permitidos em alguns
diversos servidores o sudo-ldap centralizaria isto para você.

http://www.gratisoft.us/sudo/readme_ldap.html

--
Iuri Diniz
http://iuridiniz.com [Sou um agitador, não um advogado]