[Ubuntu-BR] [OFF-TOPIC] De quem é a culpa?

Sábado Fevereiro 28 15:16:06 UTC 2009

+1

E ainda posso acrescentar algo:

Quando lembro de Torvalds escrevendo, a respeito do lançamento do
Linux, sobre ser a hora de homens serem homens e passar a escrever
seus próprios controladores de dispositivos, vejo isso como um eco
futuro da necessidade de se ir atrás para resolver os seus próprios
problemas com o SO.

Veja, por exemplo, meu laptop, um CCE Win Star W52, com Satux Linux
instalado. Nessa distro meia-boca funciona tudo -- no Ubuntu, foi um
absurdo colocar o vídeo a 1280x800 e a wireless para conectar estável.

Em vários fóruns lia que era muito difícil fazer o vídeo funcionar
direito porque é SiS e a SiS não libera os drivers dela, e tinha que
aplicar um patch modificado que não é atualizado a três anos, e pode
não funcionar com os kernels mais novos e agora estou escrevendo a
1280x800.

Em vários fóruns lia que a RTL8187B não funciona direito no Linux, que
usando ndiswrapper ela não funciona ou que funciona mas cai o sinal
depois de um tempo, que era melhor usar uma wireless USB que é melhor
a compatibilidade e agora quando estou na Universidade em qualquer
lugar do campus com rede por perto nevego por horas sem problemas.

Como consegui isso? Escrevendo meus próprios device drivers? Nem
entendo direito a idéia de orientação a objeto... Mas procuro,
procuro, procuro até encontrar alguma pista de como poder resolver e
tentar, tentar, tentar até conseguir.

Para mim, Linux quebra esse paradigma de tudo fácil, força você a
pensar, a raciocinar mesmo, a procurar andar com suas próprias pernas.
Mas se o usuário, quando vem do Windows, não quer quebrar isso em si,
não vai nunca usar Linux satisfatoriamente, infelizmente.

João.