[Ubuntu-BR] Comportamento estranho do SUDO

Xisberto xisberto em gmail.com
Quinta Fevereiro 26 14:22:57 UTC 2009

2009/2/26 Renato Krause <renatokrause em gmail.com>

> Bom dia caros amigos interessados nesse assunto.
> Estou com essa questão engatilhada a algumas semanas mas por falta de
> tempo não postei.
> Acontece que quando eu solicito a execução de um determinado binário
> ele lança o mesmo sem pedir senha sudo. Essa instância é totalmente
> inoperante, mas é lançada. Se qualquer comando com o sudo foi
> utilizado anteriormente e a senha informada ele lança normalmente sem
> qualquer problema. Alguém sabe algo a respeito?
> Um grande abraço a todos interessados. Segue um exemplo:
>
> notell em ubuntu:~$ sudo armyops &
> [...]

Não é comportamento estranho, é o comportamento do & que vocẽ está usando.
Ele inicia o processo com o init sendo o pai (então o seu teriminal não é o
pai dele) e ele fica rodando em background.

Então o sudo não pode pedir ao seu terminal que lhe peça a senha.

Se é um programa gráfico que você quer chamar com o sudo, sugiro que use o
diálogo de executar (Alt+F2) e chame "gksudo armyops" sem as aspas, claro.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com