[Ubuntu-BR] Ah... seu eu pudesse abandonar o Windows - Off topic

Quarta Fevereiro 25 01:15:47 UTC 2009

2009/2/24 J'onn J'onzz <joaolellis em gmail.com>

> Linux o que falta para decolar:
>
> estatísticas mais de 90.% dos proprietários de pc não são nerds e usam
> o computador para navegar na internet produzir textos simples, ouvir
> músicas, assistir filmes e jogar.

Fora o jogar, o resto dá pra fazer com sobras no Linux e não precisa ser
nerd. Minha filha de 7 aninhos faz tudo isso num edubuntu e nem sabe o que
diabos é windows.

> Portanto deveria ser esta a demanda
> a ser atendida, o problema a meu ver esta nos nerds, com suas
> explicações quase sempre confusas.

Olha não me considero um nerd e sempre tento ser simples nas explicações, o
problema é que, às vezes querem fazer milagres com Linux que nem com o
Windows se consegue.

> Eu apesar de ser um fã do pingüim
> adoro um pacote .deb .bin e simplesmente tenho horror a coisas tipo é
> só abrir um terminal ...

Dixe-me ver, a última vez que abri um terminal foi para compilar um kernel,
isso há 6 meses...

> Se quero um programa primeiro procuro no adicionar e remover programas
> se não tiver lá vou pra net buscar se não houver nenhum que seja auto
> executável,

Você e 99% dos usuários do linux (eu incluso)

> eu continuo a procurar, por exemplo: gosto de fazer uns
> filminhos no movie maker, pego minhas fotos e puxo umas músicas e
> coloco tudo junto, puxo a música prá cá, coloco outra por cima, mando
> gravar e pronto, no ubuntu até hoje eu não consegui fazer isso, tenho

Também não consegui fazer porque não é minha área e não me interessa, mas um
amigo meu, design, viu o Inkscape instalado na minha máquina (em por padrão)
e perguntou que versão do CorelDraw era. Disse que não era CorelDraw e ele
começou a usar. Em quinze minutos ele produziu um desenho com textura e
cortes. Ele só reclamou que não conhecia as teclas de atalho, e disse que
faltava um efeito que ele queria aplicar, me disse o nome, que nem lembro
mais (é estranho mesmo), mas disse que o programa é. Para quem sabe...

> [...]
> alguns minutos de descanso, gente não sou devoto do tio bill, sou
> 99,99% Ubuntu, porém gostaria que o céu se abrisse e eu conseguisse
> produzir meus filminhos; em tempo, tenho usado o recurso de produzir
> pps e salvar a reprodução no gtk-RecordMyDesktop adicionando o áudio
> com o pytube, ou seja, é quase sair do Rio de Janeiro, pegar um avião
> para Brasília e depois de lá pegar um pra São Paulo, coisa que eu
> levaria 5 minutos, no movie maker e ainda poderia escolher outros
> formatos de gravação, acabo gastando algumas horas!

Se você quiser uma funcionalidade, escreva ao desenvolvedor. Cara sou
desenvolvedor e você não sabe a felicidade quando alguém aparece, sendo
PROATIVO, e me diz que gostaria da funcionalidade tal, ou encontrou um bug
tal....

> Nerds do Brasil é
> hora de deixar de lado estes purismos, estas inconveniências de tornar
> o Linux um produto original e hermético, para aqueles que não nasceram
> na época da lei de reserva de mercado,

Eu nasci um pouco antes da tal de reserva de mercado, mas o que isto tem a
ver com o Linux? Linux é fenômeno bem mais recente: 1991 em diante.

> o que vejo é extremamente
> semelhante, por que não copiar atalhos de teclado e configurações
> semelhantes, tipo clicar com botão direito do mouse e em: enviar para
> o pendrive, por que não?

De fato no gnome não tem por padrão, mas é tão difícil você criar um atalho
para /media/<nome do seu pen>? Melhor que no Windows que você nunca sabe
qual foi o drive que ele montou E:, F: ou G:? F: não porque é o da rede, G:
é o do backup e por aí vai.

> É pedir para cometer algum pecado?

Não, nenhum pecado. Você já fez isso no site do gnome?

> Se em
> diversos aspectos, o Linux fosse menos intransigente

Tem certeza que já usou Linux? Tem certeza que já ouviu falar de Open
Source? Intransigente ao meu ver é ter uma empresa que diz como as coisas
são e raramente te ouve quando você tem um problema, a não ser é claro que
você pague horrores de dinheiro para ela...

> certamente
> teríamos muito mais usuários, não basta simplesmente obrigar o cidadão
> a comprar um computador popular com Linux,

E cara, agora você pisou na bola - o PC popular já foi discutido aqui na
lista - e não serve de exemplo, até pelo que você escreveu abaixo...

> que muitas vezes acaba
> custando até mais caro que um com o Vista,

PIRATA, claro.

> passem nas lojas e
> confiram, pra ver se estou errado; passando o comprador por esta
> peneira, ao chegar em casa ele que talvez nunca tenha tido acesso há
> um computador, ou mesmo que tenha tido, pode ter sido minimo, o
> desafio começa quando ele liga o computador fantástico que comprou, um
> computador imune a vírus, 100% seguro e descobre, que isso deve ser
> devido a impossibilidade de conectar na internet,

Ante de mais nada você deveria ter perguntado o porque um Linux não acessa a
internet de cara. Qual é o problema, do sistema operacional ou do
fabricante/vendedor/montador que fez "cagada" na configuração do dito
sistema? Experiência própria, nunca tive problema de conexão com o Linux,
mesmo em sem fio - e sempre tive problema com o Windows: sempre tem um
driver que tem que instalar e coisa e tal... Então o problema é como o dito
computador popular e não com o sistema. Como disse, esse não serve de
exemplo: aliás ele é um desserviço ao Linux.

> ai entra o maior
> inimigo do Linux, o amigo que entende de computador, que por R$10,00
> livra o computador dessa praga do Linux e coloca um windows pirata,

Também já foi discutido isso aqui na lista. Procure no histórico - o maior
inimigo do mundo livre é o mundo pirata. Acabe com a pirataria e todo mundo
se verá forçado a aderir ao mundo livre, ou então o software proprietário se
adapta e passa a ganhar dinheiro com o que realmente é importante: serviços.

> instala um antivírus também pirata e coloca os codecs pra poder ver
> filmes e ouvir mp3,

E isso você considera bom/legal/bacana? Estou no mundo livre muito mais por
ideologia do que por custo e acho um absurdo você ter que piraterar
software....

> quando na verdade era simplesmente preciso,
> configurar de fábrica o acesso a internet,

Você já comprou um laptop dell? Hw e Sw totalmente compatíveis, assitência
técnica para a instalação e tudo o mais. Mas cê quer comprar computador
ching-ling por aí....

> [...]
> na verdade instalei duas vezes e apesar de usar linux por um ano, não
> consegui conectar no velox com ele, coisa que no ubuntu eu achei
> fácil, talvez por isso esteja ainda no ubuntu, nunca tive amores pelo
> word, este eu já havia deixado de lado desde 2002, com as primeiras
> versões do openoffice e do easyoffice, e sempre me surpreendo ao dizer
> que o linux é mais fácil que o windows, as pessoas em sua maioria
> absoluta apesar de nunca terem visto sequer uma tela de qualquer linux
> que seja, sempre se referem ao temível terminal!

O terminal não é um bicho de 7 cabeças como as pessoas costumam apregoar por
aí. Mesmo o Windows tem o seu terminal e um bom usuário windows vez por
outra acaba o usando. É uma forma de interface, geralmente mais rápida que
interfaces gráficas: digitar "sudo apt-get install unrar" num terminal é
mais rápido que abrir o synaptic, procurar o pacote unrar, selecioná-lo,
depois clicar em aplicar e confirmar a instalação. O problema é que escrever
os passos de um interface gráfica em um e-mail é quase impossível,
considerando ainda que o Ubuntu é altamente configurável e que nem sempre as
interfaces estão onde você acha que elas estão, daí, muitas vezes é mais
fácil você dizer pro cara testar a webcam dele com um mplayer tv://

> (também estou neste
> coro) apesar de não deixar que as pessoas saibam disto, proponho que
> usem o meu computador, que naveguem na internet nele que ouçam músicas
> nele e assistam dvd's, coisas que são mais fáceis que no windows,

Ooops, são mais fáceis se você já os configurou e no windows não. Se você
comprar um Dell com Windows isso tudo já estará lá e se você comprar um
PCzinho por aí e instalar o Ubuntu você vai ter que configurar (tudo bem é
só executar o script do Hamacker e deu, mas...). Mas vai ter que configurar
porque são formatos proprietários e não abertos. Se você quiser ouvir uma
música em .ogg (formato aberto), o Ubuntu já vem "de fábrica" melhor
configurado que o Windows ("de fábrica" claro)

> pendrives, mp3, mp4 e ipod's então nem se falam. Em sua maioria tenho
> respostas bem parecidas e sempre estranhas tipo a barra iniciar é
> diferente os programas estão fora de ordem, cadê o atalho pros meus
> documentos, minhas músicas e assim vai... Só pra concluir, nenhuma de
> minhas cobaias deixou de conseguir de entrar na internet, msn e
> digitar documentos do word mesmo não tendo internet explorer,msn e
> word instalado, ou seja, o bloqueio ao linux é uma lenda urbana que
> cada um de nós criou e sustenta ferreamente!

Já não uso o Windows há uns 2 anos. Não conheço esta lenda urbana e não
tenho nenhum bloqueio com o Linux, ou MacOS ou Windows ou Solaris ou ....

> Principalmente aos nerds,
> dedico uma frase, para que o mal venca basta ao bem não fazer nada!

Faça a sua parte seria menos flame....

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.