[Ubuntu-BR] Alta disponibilidade de link.

Washington Alves waes60 em gmail.com
Sábado Fevereiro 21 01:53:35 UTC 2009

Olá Danilo,

  Vamos as respostas.

> Vamos por partes. Está usando o que Ubuntu Server?

    Não estou usando Ubuntu Server, neste servidor estou usando Debian Etch.

> O que é alta-disponibilidade pra vc? Você tem qual infra? Dois links que
> deveriam se alternar? Um link vai ficar parado e entrar somente quando o
> outro ficar indisponivel? Vocâ tá querendo fazer balanceamento de carga
> tambem?

   Para mim, a alta disponibilidade é ter sempre um dos links
funcionando, pois, existentes
algumas aplicações que dependem de internet que não podem parar.

   Neste servidor, tenho 3 placas de rede, eth0 para a rede interna,
eth1 com um link da
Embratel e na eth2 um link Telefônica, o que quero é que, quando o
link Embratel não
estiver funcionando, o acesso a internet comece a sair pelo link
Telefônica e, quando o link
Embratel voltar a funcionar, o acesso a internet comece a sair por ele
novamente, a principio,
o link Telefônica ficaria como um backup.

   Neste momento, a minha maior necessidade é efetuar a alta
disponibilidade mas, futuramente,
caso não seja muito complicado de fazer, pretendo fazer o load balance.

 Obrigado, por enquanto. :D

Washington