[Ubuntu-BR] samba - help

Marcio Novelli mnoveli em gmail.com
Sexta Fevereiro 20 22:13:16 UTC 2009

preciso de ajuda pessoal
tenho um serv debian rodando samba e cliente windows rodando xp , vista ,
etc tudo numa boa
mas tenho um problema com um usuário de uma máquina
o user x se loga com sua senha e login x e acessa as suas pastas x somente
mais nada mesmo sendo visto na rede as outras pastas de outros user y
mas um dos meus users precisa acessar uma pasta y visto que não consegue
acessar a pasta y pois se logou como x .. se logar como y tera acesso aquela
devida pasta y mas suas pastas x nao vai ter mais acesso..

para o user x se logar na pasta y precisa fazer login novamente como y para
acessar a pasta y mas sua pasta x nao tem acesso pois se logou como y
pergunta.. tem como o user x mesmo se logando conseguir acessar a pasta y
sem ncessidade de fazer login mas ao tentar acessar a pasta y precisaria
colocar o login e senha ..

no meu servidor o user x ao estar logado como x ao tentar acessar a pasta y
aparece uma tela pedindo login e senha para acessar a pasta y ao tentar se
conectar (logar na pasta y) o user x da erro de login e senha

obs: no valid users eu ja coloquei o user x para poder acessar a pasta y mas
mesmo assim não estou conseguindo acessar pois da erro de pasta não está
acessivel.

veja como ficou meu  smb.conf

[x]
comment=pasta x
path=/caminho/x
browseable=yes
valid users=x
writeable=yes
available=yes

[y]
comment=pasta y
path=/caminho/y
browseable=yes
valid users=x,y
writeable=yes
available=yes

estranho pois ao se logar na rede o user x até ai tudo bem mas quando tenta
acessar a pasta y o user x pede user e login ele entra mas não tem acesso
visto que o use e senha x e y está tudo ok

pessoal será que tem como resolver esse pepino
valeu pela ajuda
só quero que o user x na rede acesse a pasta y mas com acesso seguro ( login
e senha )
valeu pela ajuda
marcio