[Ubuntu-BR] firewall

Jocimar de Oliveira ubuntu em jocimar.com.br
Sexta Fevereiro 13 16:08:14 UTC 2009

Obrigado pela dica,

O script já desenvolvi há 3 anos e funciona sem problemas. Utilizei muito
com o Conectiva 10.

A pergunta: O ubuntu 8.10 Desktop com instalação dos
pacotes samba, ... vai me dar problema ? ou se deveria usar a versão
Ubuntu server

Por que da pergunta: Há 2 anos venho utilizando o openSUSE 10.x
utilizando o script dele mesmo, pois não tenho muito tempo para
fazer manutenção em mais de 40 servidores para redes pequenas, onde
o número de máquinas não passar de 40.

O meu ramo não é rede, e sim desenvolvimento de ERP.

Durante 5 anos procurei empresas que fizessem este serviço, porém
só apareceu gente que sabe instalar o linux e não fazem a configuração
dos serviços. Então sou obrigado a fazer isto também.

Preciso instalar o servidor e deixar com ambiente gráfico para que
pessoas do cargo administrativo o utilizem para fazer backup (k3b),
criem usuários, ... por mais que seja perigoso isto, é o que as empresas
deste porte querem.

Com certeza preferia configurar um servidor para fazer de roteador e
na rede interna criar servidores por serviço, mas isto em redes de
pequeno porte é impraticável.

Um exemplo: Neste porte de empresa, quando uma impressão numa
lx-300 pára, o culpado é o linux ou o sistema, nunca a agulha dela que
desgastou com o tempo e que precisa ser substituída,e por aí vai.

Saudações,

Jocimar de Oliveira
www.jocimar.com.br