[Ubuntu-BR] firewall

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Sexta Fevereiro 13 13:56:31 UTC 2009

2009/2/13 Jocimar de Oliveira <ubuntu em jocimar.com.br>

> Desculpe se expressei-me mal.
> Qual a diferença do ubuntu 8.10 e da versão servidor ?

Você pode começar lendo abaixo:

http://www.ubuntu.com/products/WhatIsUbuntu/serveredition
http://www.ubuntu.com/products/WhatIsUbuntu/desktopedition

> Este servidor ficará numa rede de pequeno porte, umas 50 conexões no
> meu ERP + squid + ltsp + cups + vpn
> Atualmente está o openSUSE, onde uso o mesmo DVD de instalação
> para desktop como para o servidor, mudando apenas os pacotes intalados.

No Ubuntu Server você terá diversos pacotes que na versão Desktop não tem
como por exemplo quando quer fazer um LAMP. Além da Versão Server não ter
serviços voltados para "facilidades" do usuário e muito menos interface
gráfica.
Outra sugestão que eu teria seria você criar uma DMZ ou pelo menos separar
seu servidor exposto pra net (internet, squid, sarg , etc) do servidor
interno.

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com