[Ubuntu-BR] duvida, compilar kernel

Terça Fevereiro 10 14:17:41 UTC 2009

2009/2/8 José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>

> motivo
>
> Muito bem. Aqui está a grande controvérsia. Eu certa vez compilei um
> kernel para minha máquina colocando como Bult-in todos os drivers dos
> equipamentos que eu tinha e como módulo todos que eu não tinha. Sendo
> que alguns que eu tinha certeza que não ia usar eu nem incluí (sistemas
> de arquivo exóticos, por exemplo).
>
> Tendo feito isso instalei e rodei.
>
> Não notei nenhuma diferença absurda de desempenho e ainda tive problemas
> porque deixei de fora  inadvertidamente algumas coisas necessárias.
>
> Faço então minha pergunta:

> [...]

Cara, como coloquei na mensagem anterior, você tem que ter motivo para
compilar o kernel e isso deve fazer algum sentido. Simplesmente procurar uma
melhor performance é quase uma besteira, porque o grosso da performance hoje
depende muito mais do hardware adjacente (velocidade da RAM, HD, barramentos
etc.) do que do processador. É claro que você ganhará em performance, mas
deve ter ciência do que está fazendo. Para desktop, é quase besteira porque
você não vai ficar dando manutenção (recompilando o kernel) a cada nova
versão do vanilla e ainda vai ter que adaptá-lo na mão. É por isso que
existem as tais das distribuições. Note igualmente que um kernel ubuntu é um
kernel vanilla aplicado um patch que permite o uso dos tais módulos non-free
e é esse o pulo do gato do ubuntu, porque sem esses módulos o Ubuntu não
teria o sucesso que tem nem a facilidade de instalção na maioria dos
hardwares que existem por aí. Acresce-se a isto o fato de que em um desktop
é relativamente comum alterar-se o hardware (seja trocando HD, acrescentando
memória, inserindo uma placa de rede diferente etc.) e para cada conjunto
desde você teria que recompilar o kernel e ajustar as suas configurações na
mão - sinceramente acho que isso não se justifica a não ser que o seu
trabalho seja este: fazer testes e adaptações de hardware.

No meu caso eu tive que recompilar o kernel para aplicar o patch do RTAI,
idem para o RT-Linux e torço pro pessoal do CONFIG_PREEMPTBLE termine logo o
seu trabalho no vanilla para finalmente termos linux-rt de verdade. Mas esse
é o meu trabalho e a minha necessidade. Posso ilustrar algumas outras
necessidades: adaptar um kernel 2.4 ou mesmo 2.6 para um hardware
específico: e.g. ARM, adaptar um kernel para um roteador/firewall, criar um
servidor dedicado, ou simplesmente aprender (coisa de acadêmico, típico
trabalho final da disciplina Sistemas Operacionais) como trabalhar com um
kernel, e por aí vai... e é claro que em nenhum desdes casos você utilizaria
o seu computador de produção para fazer a compilação do kernel.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.