[Ubuntu-BR] Ubuntu X Fedora

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Quinta Fevereiro 5 17:07:04 UTC 2009

2009/2/5 Marcelo da Silva <marcvan em ig.com.br>

> Puxa... devido a reportagem com o Torvalds que colocaram aqui na lista,
> acabei baixando o Fedora 10 pra dar uma olhadinha...
> Pra minha surpresa... o Fedora 10 está um show... praticamente 99,99%
> portugues... e muito estavel.

Perai, se foi basead no e-mail que enviaram aqui na lista, não faz nem 1 dia
que você está usando o Fedora e já está falando em muito ESTÁVEL ?? Baseado
em menos de 1 dia de uso?? Sei lá.. na minha opinião 1 dia não é base para
avaliar estabilidade, mas...

> [...]
>
> Bem depois de bastante tempo ele carregou a interface... vem com Gnome
> 2.24.3
> Não tive dúvida... instalei no meu notebook, e logo em seguida o sistema se
> atualizou... tudo ficou as mil maravilhas.
> O que eu temia aconteceu com relação ao KDE4... muita gente esta
> abandonando
> ele por causa do peso e algumas dificuldades que ele trouxe para a
> navegação
> que deveria ser suave em um desktop.
> Na reportagem podemos ver que até o Trovalds esta usando o Gnome, não

Pois é .. isso é gosto. Eu uso Ubuntu aqui no meu notebook, mas instalei o
Kubuntu no meu PC Desktop de casa e atualizei o KDE para o 4.2. Só que o meu
PC é razoável então ele roda o KDE 4 brincando. Agora as pessoas querem
rodar KDE4 com todas as opções gráficas em um PC do milhão? Porra aí não da
né? Ou você tem pc bom e usa recursos graficos ou usa o kde3 que é mais
leve. Isso de mudar pra Gnome porque o KDE4 é pesado é uma bobagem, ou
mehor, ignorância. Se quer usar Gnome porque se deu melhor com a interface
ótimo, agora ninguém obriga ninguém a usar KDE4... porque não continua no
KDE3 então? A mairoria dos que mudam para o KDE4 é por causa da "beleza" e
das novidades gráficas... o cara quer tudo isso e ter um pc que não
aguenta?? A culpa é de quem afinal?

> Bem pessoal... o Fedora 10 LiveCD... vem bem "limpo" sem aplicações extras
> como OpenOffice e outras que a gente acaba nao usando... então é uma boa
> pedida pra quem gosta de instalar somente aquilo que quer (é o meu caso).
> Era disso que eu estava falando quando digo que o pessoal do Ubuntu deveria
> dar mais atenção a interface... o Fedora 10 esta muito agradável de usar
> devido a interface em tons azuis e as fontes estão mais definidas... não
> dando aquele impacto de quando vc sai do windows e entra no Linux.

Ótimo, se você gostou do Fedora, qual o problema de usar ele então? Agora
você quer mudar as distribuições por causa do SEU gosto? Perai.. por isso eu
mudei para o mundo Open Source, pelo grande leque de opções e distribuições.
"Eu gosto do ubuntu mas gosto do KDE" .. ótimo, instale o KDE e seja feliz!!
"Eu me dou bem com pacotes RPM não gosto de DEB". Use o que te agrada! "Eu
já acho isso besteira, tenho um pc um pouco defasado e por isso prefiro
customizar ao máximo minha instalação e principalmente compilar meus
próprios pacotes para dar uma melhor estabilidade e performance!" legal,
seja benvindo, use Slackware, Gentoo, FreeBSD, etc etc

> Ele possue todas as facilidades do Ubuntu... como Adicionar e Remover
> programas... configuracoes de aplicativos visualmente etc etc...

por acaso você chegou a usar o red hat?? Porque, me desculpe não quero ser
grosseiro, mas se você não sabe nem que red hat é com R me parece que você
não utilizou.

> Eu diria que até o mouse está mais estável, pois no Ubuntu meu mouse fica
> meio estranho pra arrastar bordas de janelas e coisas menores...

O meu sempre funcionou normalmente.

> O instalador de pacotes rpm está bem mais descomplicado do que era no
> hedhat
> é só clicar e instalar como e até mais facil que os pacotes deb.

Como assim mais fácil? Aqui eu clico e instalo também... como pode ser mais
fácil que isso? Tem como explicar melhor..?

> Parece que meu note agora vai ficar com Fedora até o pessoal do Ubuntu
> mudar
> de ideia quanto a interface, pois não é facil ficar olhando o dia todo pra
> uma tela que não agrada muito.
> Eu gosto muito, mas muito do ubuntu... mas esse detalhe ta tirando o tesao
> sabe...

Sei. Eu também enjoei do tem padrão do Ubuntu. Só que eu optei por trocar o
tema ao invés de trocar de distribuição. Por isso que o mundo open é bom,
cada um é livre para optar. Se você achou mais fácil mudar de distribuição
do que de tema, legal vá em frente. Aí quando enjoar do tema do fedora você
muda para uma outra distribuição .. e por aí vai!

> Bem não vou me alongar muito já que pra ver vocês deveram baixam o Fedora
> 10...
> se quiserem ver é do baixar: http://www.fedora.com

Legal.. acho que vou dar uma olhada sim. Eu nunca nem vi o Fedora.

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com