[Ubuntu-BR] (sem assunto)

Onilton Maciel oniltonmaciel em gmail.com
Terça Fevereiro 3 16:05:38 UTC 2009

Danilo, o pessoal tem uma idéia, na verdade para mim, um mito, que para um
projeto opensource dar certo é preciso de muitos desenvolvedores. Isso é um
mito.

É muito comum, e é claramente possível um projeto com apenas um
desenvolvedor dar certo. Às vezes temos dois, mas se você der uma olhada
existem vários projetos (não to falando grandes) que só tem um
desenvolvedor, pelo menos principal, os outros só contribuem com uma
coisinha o outra. Principalmente no começo dos projetos isso é muito comum.
Como exemplos eu que me vêem a mente, posso citar aqui para você o avant
window navigator, screenlets, kiba dock, gnome-do. É claro que alguns deles
cresceram e agoram têm mais desenvolvedores, mas durante um bom tempo não
foi assim.

Uma parte importante que eu percebi, observando por aí, são os heavy users,
eles meio que movimentam o projeto, além de dar ânimo aos desenvolvedores.
Quando falo heavy users to falando usuários ativos, que usam o software,
postam bugs, dão suporte, são meio que "evangelistas" (no bom sentido da
palavra) do software e eventualmente disponibilizam patches que ajudam.
Alguns desses heavy users acabam virando desenvolvedores.

Por fim, acho que o grande problema é o entusiamo, se não houver entusiasmo,
não importa se tivermos 20 desenvolvedores, provavelmente não teremos um
trabalho tão bom quanto o de apenas 1 desenvolvedor entusiasmado.