[Ubuntu-BR] Texmaker e acentuação

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Fevereiro 2 02:29:46 UTC 2009

Em Dom, 2009-02-01 às 09:12 -0300, João Santana escreveu:
> Bom dia, lista.
>
> Uso o Texmaker para escrever meus trabalhos e documentos desde que
> descobri o LaTeX. A versão que atualmente uso, a 1.7, trouxe melhorias
> interessantes como completação. Mas em compensação, está, pelo menos
> _comigo_, não acentuando palavras depois de coloco alguma marcação.
>
> Como exemplo, se escrevo \texttt{qualquer coisa} e depois vou escrever
> meu nome, Texmaker insiste em escrever Jo~ao, e não João.
>
> Para voltar a acentuação, tenho que fechar e abrir o programa novamente,
> o que é improdutivo quando se escreve um projeto, por exemplo.

Eu sugeriria que você compilasse seu próprio TeXmaker. O Intrepid já tem
uma versão de QT que compila o programa.

> Percebi que isso acontece depois de se colocar qualquer comando.
>
> Estou usando o geany, e mesmo o gedit para escrever, mas prefiro uma
> IDE. Não gosto do Kile porque é KDE (sim, por isso), e não conheço outra
> IDE gnome'ish; se alguém inclusive puder me indicar uma seria bom.

Eu sugiro o Medit. Ele não tem completamento de sintaxe, mas para mim
isto é uma vantagem. Eu não recomendo o Winefish porque a função de
localizar/substituir dele tem um bug nojento que faz com que ele
substitua errado quando você faz multiplas substituições sem salvar o
arquivo entre cada vez. Além do que ninguém desenvolve o winefish mais.