[Ubuntu-BR] significado do -pae no final do nome do kernel

Jefferson Diego jeffersondiego8 em hotmail.com
Segunda Dezembro 28 18:19:10 UTC 2009

Em 28-12-2009 16:08, Stanley Mulford escreveu:
> Caros amigos
> Estou com uma dúvida que não consegui achar na "googlada" de praxe..
> É que ao instalar o Ubuntu 9.10 verifiquei que no grub aparece a seguinte
> indicação: linux 2.6.31-16-generic-pae.
> Gostaria de saber qual o significado deste "-pae" no final e qual a
> diferença deste kernel com os outros?
> Agradecendo a costumeira boa vontade dos amigos
> Um cordial abraço
> Prof. Stanley Mulford

PAE (Physical Address Extension) é aquela extensão dos processadores x86
que permite que eles acessem mais que 4GB (até 64GB) de Ram.
A diferença no seu Kernel é essa... ele tem PAE habilitado...